Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Pré-candidata a presidente da OAB-BA cumpre agenda em Ilhéus e Itabuna

OAB
Advogada Daniela Borges. 

A advogada Daniela Borges, pré-candidata à presidência da OAB da Bahia, cumpre agenda na região Sul do estado a partir desta segunda-feira (18). O primeiro compromisso será em Ilhéus, onde ela participa, às 18h, no Refúgio Lounge Bar, do lançamento das pré-candidaturas de Jacson Cupertino e Wanessa Gedeon para presidente e vice-presidente da subseção local. Já na terça-feira (19), Daniela segue para Itabuna, onde acompanha, às 19h, no espaço Bora Music, o lançamento das pré-candidaturas de Andrea Peixoto e Mateus Santiago para presidência e vice-presidência da subseção.

Ao lado de Christianne Gurgel, pré-candidata a vice-presidente da seccional baiana, Daniela tem intensificado o diálogo com a advocacia de todo o estado. “Estamos em pré-campanha, que é o momento de ouvir as principais demandas e anseios da classe, para construirmos propostas de ações efetivas para valorização e fortalecimento da nossa advocacia”.

Daniela reitera a necessidade de uma construção coletiva, a partir de um projeto que pense os desafios da advocacia como um todo. “Por isso é importante o diálogo com cada área da advocacia, com cada subseção, para que possamos fazer uma construção conjunta, trabalhando os desafios específicos, e unindo forças para superar os desafios que se impõem contra a nossa profissão”.

Nesse aspecto, a advogada aponta que uma das principais dificuldades enfrentadas hoje pela advocacia está na falta de estrutura do Poder Judiciário. “O problema que temos no Poder Judiciário é histórico e se agravou com a pandemia, já que os tribunais fecharam as portas para a advocacia. Enfrentamos ainda um déficit na magistratura e falta de servidores, questões que impactam na prestação do serviço jurisdicional à cidadão e ao cidadão, que têm prejudicado o seu acesso à Justiça”.

No âmbito dos desafios enfrentados pela advocacia, a pré-candidata ressalta ainda a necessidade de enfrentar os constantes desrespeitos ao exercício da profissão. “Não são poucos os casos de violações de nossas prerrogativas e esse é outro enfrentamento que temos que realizar. É por isso que é fundamental termos a união de colegas valorosos, como Jacson Cupertino e Wanessa Gedeon em Ilhéus e Andrea Peixoto e Mateus Santiago em Itabuna. É somente com a união de toda a nossa advocacia, com convergência de valores e princípios, é que vamos conseguir lutar para que tenhamos uma profissão mais valorizada e com condições dignas de trabalho”.

O pré-candidato à presidência da subseção de Ilhéus, Jacson Cupertino, destaca que, entre tantos desafios a serem enfrentados nos próximos anos, está também a necessidade de recompor a advocacia impactada pela pandemia. “É para isso que vamos trabalhar e, nesse sentido, caminhar ao lado de Daniela e Christianne é muito especial, pois são duas mulheres, advogadas e professoras, que batalham pelo fortalecimento da advocacia”, conclui.

Já a pré-candidata a presidente da subseção de Itabuna, Andrea Peixoto, reitera as dificuldades vividas pela advocacia em terras grapiúnas. “Processos sem resposta efetiva, andamentos simples não são realizados. Não somos ouvidos e os autos do processo muitas vezes se convertem num agonizante monólogo. Perdemos nosso lugar de fala. A caminhada com Daniela e Christiane destila esperança. As lutas encampadas por elas têm se mostrado frutuosas. Têm feito a diferença em todas as demandas em que estão envolvidas. Legítimas por suas ações e inovadoras por suas posturas”, afirma.

Daniela Borges e Christianne Gurgel são as primeiras mulheres a disputar, juntas, os dois principais cargos na linha de frente da seccional baiana. Essa também pode ser a primeira vez, em quase 90 anos de história, que a OAB-BA terá uma liderança feminina ocupando a presidência da entidade. As eleições acontecem no dia 24 de novembro.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também