Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Câmara de Ilhéus cria, em parceria com outras entidades, rede de proteção e bem estar animal

Câmara e entidades em prol da causa animal
Câmara e entidades em prol da causa animal.

A criação de uma rede de proteção do bem estar e de defesa dos animais e, em breve, o restabelecimento do pleno funcionamento do Centro de Zoonoses do município, oferecendo serviços de castração, vacinação e abrigamento de animais abandonados foram as principais medidas anunciadas ontem (04) durante o Fórum Municipal em Defesa e Bem Estar dos Animais, que aconteceu durante todo o dia na Câmara de Vereadores de Ilhéus.

Realizada pela Comissão de Meio Ambiente e Bem Estar Animal do Poder Legislativo, o evento foi coordenado pelo vereador Alzimário Belmonte, o Gurita (PSD) e reuniu secretários municipais e representações de entidades e Organizações Não-Governamentais que lutam pela causa. Vice-presidente da Comissão Especial em Defesa Animal da seccional OAB/BA, a advogada Carolina Busseni lembra que gostar de um animal é um direito, e respeitar, um dever.

Também presente ao evento, o médico veterinário Wellington Luiz de Souza Laudano, do projeto (a)MAR, lamenta que uma cidade com quase 90 quilômetros de litoral “não tenha leis municipais ou estaduais que protejam nossas águas e animais”. Ele sugere atrelar o turismo de Ilhéus com a defesa e proteção das tartarugas marinhas, por exemplo.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Victor Pessoa, destacou que embora as políticas públicas municipais de proteção aos animais estejam diretamente ligadas à secretaria de Saúde, o trabalho da Prefeitura tem sido em conjunto com outras secretarias, a exemplo da sua. “Esses momentos de discussão servem, inclusive, para que façamos o planejamento em defesa dos animais”, reforçou o secretário de Saúde, André Cezário.

Nos últimos meses a Comissão de Meio Ambiente e Bem Estar Animal da Câmara tem tido um papel importante em defesa dos animais. Já realizou Audiências Públicas e até ações nas ruas do centro da cidade, estimulando a população a cuidar dos seus animais de estimação e a adoção de cães e gatos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também