Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Centro POP de Ilhéus é referência na região, assegura coordenador

Pestana, psicólogo.
Pestana, psicólogo.

O Centro Especializado de Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop) continua sendo uma das mais eficientes portas de entrada para atendimento às pessoas em vulnerabilidade social em Ilhéus. O serviço segue sendo prestado em tempos de pandemia, com o fornecimento da alimentação (café, almoço e lanche) realização da higienização pessoal e o serviço de abordagem.

A informação foi prestada ontem (01) pelo psicólogo Gustavo Pestana. Ele participou de forma remota da sessão da Câmara, atendendo a um convite do presidente da Casa, Jerbson Moraes (PSD) para falar sobre as ações da equipe. Ele é o responsável pela abordagem social do Centro POP.

“É através do Centro POP e da alimentação que oferecemos que conseguimos encaminhar essas pessoas para ser assistidas com outras políticas públicas”, revela. O especialista explica que o Centro POP é um espaço físico onde os serviços são prestados. Mas há, também, serviços como a abordagem volante. O Centro POP não faz condução compulsória. A pessoa atendida tem que demonstrar interesse pelo serviço. “A maior dificuldade deste público é aceitar participar do serviço. As abordagens são diárias. Mas muitos deles não querem sair desta condição de vida. Eles não podem ser forçados, a ida deles para o Centro POP tem que ter o caráter voluntário”, explica Gustavo Pestana.

Localizado na avenida Candeias, bairro da Conquista, o Centro POP tem como principal objetivo reinserir na sociedade o cidadão em situação de rua e garantir a melhor qualidade de vida possível enquanto este se encontra nesta situação de vulnerabilidade.

Uma das falas mais surpreendentes do psicólogo esteve relacionada a um possível encaminhamento para Ilhéus de moradores de rua de outros municípios. “Infelizmente é verdade. Esta população chega aqui, porque corre os rumores de que na nossa cidade as soluções são mais rápidas e que o atendimento do Centro Pop é bom, pela oferta de comida e outros encaminhamentos”, revela Pestana.

“Há encaminhamentos para a Defensoria Pública aqui e ela consegue retirar com agilidade toda documentação destas pessoas mesmo oriundas de outros locais. Vai pra Ilhéus, porque consegue a documentação mais rápido, porque a vacina contra a Covid-19 é mais rápida e por aí vai”, afirmou.

No mapeamento feito entre 2018 e 2019 pela equipe do Centro POP, 223 pessoas foram cadastradas pela Prefeitura. Deste número, 142 são usuárias de crack e outras drogas ilícitas. A Prefeitura realizou aproximadamente 1.200 abordagens. Pestana explica que o número de abordagens é maior que o de pessoas cadastradas, já que muitos foram encontrados dormindo em locais diferentes na cidade durante a pesquisa. “Sempre abordamos no intuito delas se integrarem ao Centro Pop”, destaca. Neste período 19 pessoas foram identificadas realizando trabalho infantil e 245 encaminhados para serviços socioassistenciais.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também