Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

A Palavra da jornalista e radialista Laudicéa Carvalho

Artigo de Laudicea Carvalho.
Artigo de Laudicea Carvalho.

A Palavra. Sou do tempo onde as pessoas honravam sua Palavra. Criada por um pai bastante idoso, mas, que fazia questão de cumprir com a Palavra. Não precisa de advogado, documento, cartório, dizia-se que bastava tão somente o cabelo do bigode para que a Palavra fosse cumprida. Hoje aos 59 anos, deparo-me com a banalização da Palavra. As pessoas, não todas, sem escrúpulo, não cumprem Palavra, te levam  de forma “empurra com a barriga” para alcançarem o que querem e desejam.

Infelizmente, hoje me deparo com pessoas inescrupulosas, pessoas que não respeitam a Palavra, pessoas que mesmo vendo você ferido ou até traído, porque confiou na Palavra, procuram te levar na “graça”, não dão satisfação agem como se nada tivesse acontecido. E, você, que ao longo da sua vida que criou filhos e filhas, cumprindo a Palavra. Muitas vezes sem puder nem fazer aquilo que disse que iria fazer, “faz das tripas, coração”, mas, você não deixa de cumprir aquilo que prometeu.

Deparo-me ao longo dos meus 59 anos, com uma grande parcela de inescrupulosos, desonestos “brincalhões, que brincam com seu sonho, com o sonho de quem confiou em você, e se omitem. Onde ficou o valor da Palavra? Perdeu-se? Acredito que na sua totalidade não, porque ainda convivo com pessoas de Palavra, homens e mulheres honesto, que lutam comigo por um ideal diferente, pelo resgate da Palavra, pelo cumprimento da Palavra, e que respeitam o ser humano, mesmo sem “bigode” mas, no sentido figurativo, o cabelo do bigode ainda prevalece como Palavra. O que mais me assusta, é que estas pessoas na sua grande maioria, são cultas, são pessoas que um dia você confiou e sonhou com um futuro promissor. Pessoas engomadinhas, falsos moralistas que antes eu não reputava assim e eu confiava e até alegrava meu coração e dizia: “Acabei de gerar uma coisa boa, que vai gerar um bem comum. Acabei de conversar com uma pessoa, que por certo, irá cumprir com a Palavra e várias pessoas serão beneficiadas”.

Ora, preocupa-me muito nesta altura da minha vida, o que meus filhos e netos irão enfrentar daqui para frente. Porque a Palavra de um Homem ou de uma Mulher é fundamental para mantê-lo em qualquer esfera, seja advogado, politico, professor, carroceiro, seja qualquer coisa. Procure manter sua Palavra. E, o pior, consigo enxergar hoje que é difícil fazer isso, porque aqueles que dizem, assinam, ou dão suas Palavras, que vão cumprir as coisas e não as fazem. Como se comportar diante de tanta falácia, mentira, engodo, falsidade e mascara? Como se comportar diante de pessoas que você acreditou , apostou que ao longo de sua vida, viu como pessoas idôneas e dizia a você mesma? “Sim tem jeito, tem fulano, fulano, fulano, que ainda vai resgatar a nossa sociedade e ainda mantém a Palavra, são pessoas sérias”. Como deixar uma família que vc preparou para estarem com pessoas que mantém essa Palavra que não brincam em hipótese nenhuma e não faz jogo com a vida dos outros?”

“O que dizer a meus filhos e netos? Diante de uma criação honesta e séria , quando você os prepara para manter a Palavra e ter que conviver com pessoas que não as mantém?”. A Palavra tá se perdendo. A Palavra tá deixando de ter o seu devido valor. A Palavra está sendo uma arma para aqueles que não respeitam, que gostam de enganar e que as usam para conseguir seus objetivos custe o que custar. Cheios de papéis, nomes e promessas, que assim como suas Palavras se perdem no vento e no lixo. Deixa-me triste porque o mundo que sonhei não é este. O mundo que preparei as duras penas, 4 filhos sem pais e netos da mesma forma, não é este. será que vou ter que mudar a formação deles? será que vou ter que dizer que para vencer tem que ser desonesto, falso, e dar tapinha nas costas. Espero em Deus que não. Só tenho que pedir, homens e Mulheres, honrem a sua Palavra, preservada desde outrora, porque aos meus continuarei a ensiná-los a serem honestos e manterem suas Palavras.

Infelizmente, mesmo em duras penas manteremos as nossas Palavras, mesmo que tenhamos que ir para o sacrifício, tirando de onde as vezes não podemos. Para minha surpresa, nada acontece, nada se faz, simplismente dar-se um motivo ainda que nada plausível, ou as vezes, não se dá o trabalho de te dar uma satisfação, passam por cima de todos incautos, menos incautos. Causa-me estranheza, náuseas, tristeza, porque estou vendo que a cada dia a Palavra perde o seu valor. A Palavra que outrora se cumpria e que tinha valor. Causa-me ojeriza, asco, ter que conviver com essas pessoas, porque daqui não saio,  aqui nasci, construir família, mas, saiba, que é muito difícil quando vc observa que a maioria deles ou delas, não passam de um engodo, ou uma marionete quem sabe? e usam as pessoas de boa fé para alcançarem seus objetivos, A mim,  resta-me tentar o resgaste da Palavra, embora saiba que tenho que conviver com pessoas nefasta, fétidas, nojentas, inescrupulosas, então resta-me uma coisa: Pedir a Deus uma direção, e ter fé, porque para Deus nada é impossível. (primeira parte).

Artigo de Laudicéa Carvalho.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também