Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Escândalo dos respiradores é ignorado na CPI

Respiradores nunca chegaram na Bahia.
Respiradores nunca chegaram na Bahia.

Continua sendo ignorado as investigações em torno do escândalo da compra fraudulenta de respiradores pelo Consórcio Nordeste, liderado por governadores do PT. O prejuízo para os cofres públicos foi de R$ 48 milhões.

Comprados pelo Consórcio quando Rui Costa (PT) era o presidente, os respiradores nunca foram entregues nem o dinheiro devolvido. A investigação mostra detalhes escandalosos. Um é a escolha da Hempcare Pharma, empresa pequena que vende lingeries e produtos à base de maconha.

Apesar de ter só duas funcionárias e jamais ter atuado na área médica, a empresa foi contratada numa negociação feita “na correria”, via WhatsApp. A dona, Cristiana Prestes Taddeo, foi presa mas fechou um acordo de delação premiada onde fala de propina e superfaturamento.

O pagamento foi feito adiantado, o que não é incomum. No início das investigações, Cristiana contou que o então chefe da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, pediu para o preço ser superfaturado e a contratação de um amigo dele por R$ 400 mil como “consultor”.

Cristiana relata um pedido de propina do petista Carlos Gabas, ex-ministro de Dilma Rousseff, escolhido por Rui Costa para ser o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, que validou a compra. Gabas pediu 30 respiradores para o prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva (PT), como propina.

Como o caso envolve o governador da Bahia, Rui Costa, considerado “potencial investigado” pela Polícia Federal, o inquérito está no Superior Tribunal de Justiça, em segredo. A desculpa de Costa, à PF, foi de que “não fazia parte das atribuições dele” observar detalhes do contrato.

Matéria em parceria com o Site A Região. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também