Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Fabrício revela necessidade de mais gavetas nos cemitérios públicos de Ilhéus e novos EPIs para os trabalhadores

Vereador visita cemitérios da cidade.
Vereador visita cemitérios da cidade.

A revitalização dos cemitérios municipais, com construção de novas gavetas, além de entrega de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) para os coveiros que atuam nestes locais estão sendo reivindicadas à Prefeitura de Ilhéus pelo vereador e vice-presidente da Câmara, Fabrício Nascimento (PSB).

Durante a semana, o parlamentar visitou vários cemitérios do município, para conhecer de perto a realidade dos trabalhadores e dos espaços, especialmente neste momento em que houve um crescimento significativo no número de sepultamentos por conta da Covid-19.

Crescimento

Fabrício destaca que já houve dias com mais de 15 sepultamentos, sendo a maioria, de vítimas da Covid-19. “Uma situação que requer mais cuidados e muito mais espaços nos cemitérios públicos”, destaca. O vereador foi o autor do pedido que resultou na inclusão dos coveiros na fase de grupo prioritário de vacinação e estabeleceu diálogo com a categoria que trabalha na linha de frente da pandemia.

“A maioria dos cemitérios da cidade já vive no limite de sua capacidade técnica”, afirma. “A situação ainda é pior nos cemitérios da zona rural, onde falta estrutura e há poucos servidores disponíveis para atender a uma demanda crescente”. De acordo com levantamento feito pelo parlamentar, Ilhéus possui 22 cemitérios e apenas 37 funcionários.

Reconhecimento

Outro aspecto destacado por Fabrício Nascimento é que estes funcionários são servidores públicos com atuação no setor de serviços gerais. O município não reconhece a função de coveiro. Um Projeto de Lei de autoria do vereador Paulo Carqueija (PSD) tramita na Casa, autorizando a criar a função na estrutura pública. “Vamos apoiar este projeto por considera-lo extremamente importante para a valorização destes trabalhadores, que passarão a ter carga horária estabelecida e um Plano de Cargos e Salário”.

Texto e fotos: ASCOM Câmara de Ilhéus. 

f2


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também