Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Agentes de trânsito começam a ser vacinados contra a covid em todo o Brasil, menos em Ilhéus

Agentes precisam ser vacinados.
Agentes precisam ser vacinados.

Apesar de constarem no calendário nacional de vacinação e do Plano Nacional de Imunização, no grupo prioritário da Segurança Pública, por estarem desde o início na linha de frente do combate a Covid 19, nas barreiras sanitárias e demais ações dos municípios, além de fazerem parte da Segurança Pública, tanto na Constituição Federal – parágrafo 10 do artigo 144 – na lei geral do Sistema Único de segurança Pública – Susp – e na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO – do Ministério do Trabalho e Emprego – TEM, e de ser uma determinação da  Comissão CIB, os Agentes de Trânsito de diversos municípios baianos enfrentam dificuldades para terem garantido o seu direito a imunização. Ilhéus não é diferente. Desde as primeiras horas do dia, o Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia – Sindatran Bahia – tem procurado as autoridades locais para saber qual local se daria a vacinação dos Agentes de trânsito acima de 50 anos, quinze (15) no total, dos quais, mais da metade somente deste grupo, contraíram o vírus no ambiente de trabalho e dois chegaram a passar pela UTI.

Ainda de acordo com o sindicato, as forças de segurança pública e salvamento estão previstas no Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e são um dos grupos que mais se expõem aos riscos de contágio.

Segundo o governo da Bahia, a medida foi aprovada nesta terça (30), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que é uma instância deliberativa do Sistema Único de Saúde (SUS) e reúne os 417 municípios baianos e o estado.

O presidente do Sindatran Bahia, Valério Bomfim, afirmou que, durante a pandemia, cerca de um terço dos Agentes de Trânsito da ativa em Ilhéus, oram afastados do trabalho por suspeita de infecção do coronavírus.

A secretaria de saúde de Ilhéus não respondeu aos nossos pedidos de informação, o diretor de Trânsito – George Moreno –  respondeu dizendo que enviou CI com lista anexa, aos órgão competentes solicitando a imunização dos Agentes de Trânsito, fazendo inclusive prova disso.

 O fato é que várias cidades a exemplo de Salvador e Feira de Santana, já iniciaram a imunização desta parcela dos Agentes de Trânsito, a cidade de Alagoinhas foi além, a dois dias já imunizou todos os seus Agentes de Trânsito, enquanto isso, em Ilhéus, os Agentes seguem nas ruas, desempenhando suas funções, inclusive nas barreiras sanitárias montadas pelo governo no dia de hoje, sem perspectiva de quando irão se vacinar.

Para o presidente do Sindatran Bahia, Valério Bomfim. “Isso mostra a falta de cuidado com estes servidores, por parte da administração pública e evidencia a total falta de conversa entre os órgãos da própria administração, para não falar em incapacidade técnica”

O sindicato da categoria e os Agentes de Trânsito aguardam resposta imediata com local e data para a imunização e avisa: “Se não obtivermos resposta positiva ao nosso pleito, pelos órgãos competentes e responsáveis, o que é direito, pediremos os colegas para se resguardarem na base, sem saírem nas ruas, até a imunização, já à partir de amanhã, dois (2) de abril, as sete (7) horas da manhã”. Informa ainda, que fará a mesma orientação a todos os Agentes de Trânsito, das cidades da Bahia, que não cumprirem o que é de direito.

Texto de total responsabilidade do Sindatran.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também