Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Comissão de Meio Ambiente da Câmara visita Parque Municipal da Boa Esperança

Comissão Meio Ambiente Ilhéus.
Comissão Meio Ambiente Ilhéus.

O presidente e o vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara, Vinícius Alcântara (PV) e Edvaldo Gomes (DEM) respectivamente, conheceram na última quinta-feira (25) a área do Parque Municipal Natural da Boa Esperança, unidade de conservação (UC) de proteção integral localizada no município de Ilhéus.

Acompanhados pelo guarda-parque Carlos Cardoso (Coió), os vereadores viram de perto um pouco da diversidade de espécies de plantas e animais da UC. Durante a visita, os parlamentares ainda identificaram uma área desmatada, no entanto não foi possível saber se ela está dentro da poligonal do parque. A Comissão realizou a gravação de imagens do local para encaminhamento à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema).

Os vereadores ainda apresentarão solicitações à Sema para a instalação de guarita e placas de sinalização em toda a área do parque, além do acesso ao orçamento, plano de manejo e planos de compensação ambiental da Ferrovia Oeste Leste (FIOL) e Hospital Costa do Cacau, que serão responsáveis por repassar recursos para investimentos na unidade de conservação. “Queremos contribuir para garantir uma proteção mais efetiva dessa área e também para a implementação da educação ambiental e do turismo por meio de um plano de visitação sustentável”, explicou o vereador Vinícius.

O Parque Municipal da Boa Esperança foi criado em 2001 por meio da Lei Complementar 001 e é o segundo maior parque urbano do País. A unidade de conservação possui uma área de 437 hectares de mata virgem, abrange três bacias hidrográficas da região e 51 microbacias do rio Sete Voltas e abriga a Barragem da Esperança, reserva que foi responsável pelo abastecimento de água do município por muitos anos.

Texto: ASCOM Câmara de Ilhéus. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também