Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus: empresas abrem diálogo com a Câmara por saída para minorar crise no sistema público de transporte

Augustão, propositor da ação.
Augustão, propositor da ação.

As empresas concessionárias do transporte público de Ilhéus vão disponibilizar informações técnicas e financeiras sobre o sistema para que a Comissão Permanente de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Câmara e sociedade civil possam avançar numa proposta para ampliação da frota nas ruas de Ilhéus neste período de pandemia.

A decisão foi tomada hoje (22) pela manhã, durante reunião na Câmara, que contou com a presença dos vereadores Augusto Cardoso (PT), presidente da comissão e propositor da iniciativa, e Tandick Resende (PTB); do representante da Associação das Empresas de Transporte de Ilhéus (Atranspi), Tassizo Carleto; da Associação de Turismo de Ilhéus (ATIL), Átila Eiras e da especialista em mobilidade urbana, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Peola Paula Stein. Convidada para participar da reunião, a Prefeitura não enviou representante.

Colapso

“O Sistema Público de Transporte de Ilhéus está próximo de um colapso”, reconheceu o empresário Tassizo Carleto. Para voltar a operar com a totalidade da frota, as empresas reivindicam um subsídio municipal, como já ocorre em Itabuna, Salvador e Vitória da Conquista. “Temos dificuldades enormes e a solução a ser tomada que não é simples”, completou. Nesta segunda, a cidade amanheceu com apenas uma empresa circulando, assim mesmo com frota reduzida. Funcionários da empresa São Miguel paralisaram as atividades, alegando atraso nos salários.

Reunião ocorreu no plenário Gilberto Fialho.
Reunião ocorreu no plenário Gilberto Fialho.

Participante do encontro, a especialista Peola Stein, da UFSB, destacou que Ilhéus tem novos desafios com as inevitáveis alterações na mobilidade da cidade, especialmente com a inauguração da nova ponte. Se a cidade já teria uma situação normal de reorganização, agora precisa fazer novas readequações das rotas diante da redução da frota. “Mas para isso é preciso entender quais são as linhas que estão funcionando na cidade. Não tem como fiscalizar se as instituições não conversam”, alertou a professora. “É preciso ter o mínimo de informação”, completou.

Avanço

Para o vereador Augusto Cardoso o encontro é um avanço e abre, por exemplo, o caminho para esta reivindicação da professora Peola. O importante – assegura – é estabelecer uma condição que não prejudique o público usuário do sistema, conhecendo os detalhes da realidade do setor. “A gente, de fato, sente falta de um ambiente de diálogo”, reconheceu Carleto. De acordo com o empresário, o transporte público é sensível no Brasil todo, com problemas antigos que ficaram mais evidentes agora com a crise sanitária. Ele assegura que, em Ilhéus, houve uma queda substancial da demanda.

Representante de cerca de 200 empresas do segmento do turismo, o empresário Átila Eiras, presidente da Atil, lembrou que não está sendo exigido das empresas algo que não foi combinado e que não esteja no contrato. Ele atribui o crescimento do chamado “serviço paralelo”, que ganhou força nos últimos meses, à ausência do transporte público. “Ônibus passou a ser uma segunda opção, mas por conta do empresário do setor que não assumiu o seu papel”.

Conselho inexiste

Presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia, Valério Bonfim lamentou que o Conselho Municipal de Transporte não funcione desde dezembro de 2019. O vereador Tandick Resende destacou que o decreto que não está sendo cumprindo pelas empresas e que determina o retorno de 100 por cento da frota nas ruas, não abarca apenas a totalidade dos ônibus. Mas, também, regras de distanciamento e horários, que também estão deixando de ser cumpridos.

“Como falar em subsídios se ao longo de todos os anos as empresas recebem isenções do poder público?”, questionou. Para o parlamentar, para saber, de fato, qual a realidade das empresas, é preciso implantar o sistema de bilhetagem eletrônica e um portal com informações que permitam avaliar a realidade do setor e não dar prejuízo nem às empresas nem tampouco ao cidadão, usuário do sistema. Um novo encontro vai acontecer na próxima segunda-feira (29). Desta vez, a expectativa do vereador Augusto Cardoso, é que haja uma um avanço que tenha reflexo no imediato aumento da frota circulando na cidade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também