Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Implantação de Centro Respiratório Covid-19, proposta do vereador Fabrício, será pedida ao Estado

Parlamentar reunido com secretário Magela.
Parlamentar reunido com secretário Magela.

O município de Ilhéus vai oficializar pedido ao Governo do Estado para a implantação do primeiro Centro Respiratório de Fisioterapia no interior do estado. Uma reunião ocorrida hoje (19) pela manhã, entre o vice-presidente da Câmara, Fabrício Nascimento (PSB); o secretário de Saúde, Geraldo Magela e a Coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís (FMT), Karla Rocha Gresik, finalizou os detalhes da iniciativa. Graduado em Fisioterapia, Fabrício Nascimento destacou a importância do Centro Respiratório, que passaria a atender pacientes com sintomas leves da Covid e pessoas que já passaram em estágios mais graves da doença.

Estudos apontam que o novo coronavírus pode provocar sintomas leves, formas graves e sequelas a longo prazo, meses após a contaminação. A cada 100 casos, 25 vítimas da Covid-19 seguem com sequelas após a cura e necessitam de novos tratamentos. A base do trabalho passaria a ser séries evolutivas de exercícios respiratórios em pacientes com comprometimento pulmonar. Sem este trabalho, muitos podem chegar ao óbito mesmo após passar o drama da infecção.

O primeiro Centro Respiratório já foi implantado em Salvador, com excelentes resultados. Caso aprovado pelo Governo do Estado, Ilhéus seria o primeiro município do interior a contar com o serviço. A Faculdade Madre Thaís (FMT), através do seu curso de Fisioterapia, será parceira da iniciativa. De acordo com o parlamentar, além de livrar muitos pacientes de um novo internamento, o método tem ainda a vantagem de utilizar equipamentos baratos e fáceis de manusear, independentes de rede de oxigênio, fazendo com que as pessoas possam ter o seu pulmão maximizado, em estruturas de baixa complexidade fora do leito da UTI.

“Temos uma mão-de-obra muito grande de fisioterapeutas em Ilhéus e estes profissionais atuando poderão evitar que o paciente vá para o tubo”, afirmou. “São exercícios respiratórios que fazem com que os alvéolos que estão colapsados sejam recrutados”, completou Fabrício. De acordo com o vereador, este modelo de centro pode ser implantado nos hospitais e no PA Covid-19.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também