Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Santa Casa de Ilhéus tem que ser preservada

Esse Patrimônio é nosso!
Esse Patrimônio é nosso!

Com 113 anos de existência, a Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus assim como as demais Santas Casas, tem a obrigação de atender pela legislação 65% dos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas no caso particular da Santa Casa de Ilhéus são atendidos 80%. Também integra à Irmandade da Santa Casa de Ilhéus, a Maternidade Santa Helena, a única no Município que nos últimos 20 anos passou a ser referência na região, realizando em média 300 partos por mês. Por quase duas décadas, a Maternidade Santa Helena substitui as Maternidades Santa Isabel e a do Hospital São Bartolomeu Chaves.

A Santa Casa tem o único Banco de Sangue da cidade, essencial no suporte para cirurgias realizadas nos hospitais São José, Costa do Cacau e o de Ilhéus. Todos os procedimentos são realizados em conformidade com os protocolos do Ministério da Saúde.   

A instituição também oferece o serviço de oncologia, tendo atualmente, cerca de 400 pacientes atendidos pelo SUS, com a garantia da entrega de toda a medicação para continuidade do tratamento.

A Santa Casa também dispõe do moderno Centro Cirúrgico, com cirurgias eletivas, funcionando no regime 24h, 07 dias por semana, garantindo o suporte à pacientes do pronto-socorro.

O Hospital São José é equipado com 10 leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), porém todos seguem ocupados com pacientes diagnosticados com a covid-19. Muito em breve serão abertos mais 08 leitos de UTI, sendo esses de UTI não covid. 

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus oferece a população o moderno serviço de cardiologia, onde se faz a implantação de marcapasso e cateterismo cardíaco, além do procedimento de tomografia computadorizada, equipamento de última geração, que atende os pacientes de rotina ou sobreaviso.  

Outra novidade no Hospital São José é a implantação do urolaser, procedimento altamente seguro e com a mais avançada tecnologia a laser, para tratamento de cálculo renal.

Ainda no rol de serviços, a Santa Casa também dispõe de atendimento para ultrassonografia, mamografia, raio-x, e o moderno laboratório de análises clínicas, que provavelmente, é o que mais realiza exames para detecção da covid-19 no município de Ilhéus.

O próximo objetivo da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus é oferecer o novo e inusitado serviço de radioterapia. 

“Todos devem estar conscientes da importância que a Santa Casa sempre teve, tem e que vai ampliar no futuro, a prestação dos seus serviços, para população de Ilhéus e de cidades circunvizinhas, principalmente as famílias carentes que dependem do SUS. Nesse momento difícil que estamos enfrentando em meio a pandemia é preciso ter a união de forças em prol do Hospital São José mantido pela Santa Casa, (uma instituição filantrópica) com a importância histórica na área de prestação de serviço para saúde e que não deverá nunca ser esquecido”, destacou o provedor Drº Eusínio Lavigne Gesteira.  


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também