Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Cadê as novas lideranças políticas de Ilhéus?

Profº Emenson Silva.
Profº Emenson Silva.

Saímos recentemente de um processo eleitoral atípico da democracia brasileira por causa da pandemia do novo coronavírus. O ano de 2020, também foi marcado por resultados inesperados nas eleições e a ascensão e pulverização de novas lideranças no contexto político local.

Analisando os personagens da política Ilheense, pode-se perceber o afastamento abrupto de alguns caciques da política local, esses tinham como características: centralização, autoritarismo e egocentrismo.

Ainda é muito cedo para analisar e definir nomes e perfis das futuras candidaturas para as eleições 2022, mas posso garantir que os munícipes precisam amadurecer politicamente, fazendo surgir novas lideranças em potencial.

Comunicação, flexibilização e congruência precisam ser características fundamentais destes novos atores, pois o futuro de um povo pode ser definido pela forma como se cria e como se conduz a política.

Nesse sentido, se faz necessário refletir quem são essas novas lideranças? O que fazem pela sociedade Ilheense? Quais são seus projetos para Ilhéus? Qual sua relação com a comunidade, em especial, as mais carentes da cidade?

Os estilos e as ações políticas das novas lideranças traçam muito mais que o perfil de um mero candidato ou candidata: essas novas lideranças devem ser capazes de influenciar e de moldar os comportamentos sociais como um todo.

Observa-se que os grupos políticos já iniciaram boatos e especulações acerca de alguns nomes para as eleições 2022. Do ponto de vista político, louvável. Alguns nomes do tabuleiro político já possuem relevantes serviços prestados na cidade e se destacam pela ação política e não pela determinação pragmática do jogo político apenas.

As novas lideranças políticas, devem ser cidadãos e cidadãs com capacidade de se colocarem à frente do processo político, com atitudes que levam outros indivíduos a lhe seguirem determinado pela forma de pensar e agir. Precisarão ter por características, a percepção do contexto histórico local, perspicácia, perfil analítico e poder persuasivo que vise continuar mudando os rumos da história política de Ilhéus.

Exigiremos enquanto munícipes, que essas novas lideranças tenham qualidades intelectuais, técnicas e morais, que sejam capazes de dialogar, convencer, direcionar, apontar caminhos e seguir juntos. Como dizia Aristóteles: “a política é a ciência do bem para o homem”.

Emenson Silva – Coordenador Pedagógico do Curso Gabaritando.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também