Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus: secretaria de saúde explica tempo de espera do diagnóstico da covid-19

Laboratório realização dos testes.
Laboratório realização dos testes.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), informa à população que os exames do tipo RT-PCR (swab), método que identifica o vírus em amostras de secreção respiratória, são enviados para o Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen), situado em Salvador. A unidade tem autorização da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para emitir diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) em todo o território estadual.

Segundo a Sesau, a ampliação do acesso aos testes para detecção da doença ocasionou o aumento do tempo entre a coleta e a disponibilização do resultado. O Lacen recebe milhares de amostras por dia, mas não consegue processar todas, fato que também inclui as coletas realizadas em Ilhéus. O laboratório esclarece ainda que as equipes trabalham diuturnamente para reduzir o número de exames que aguardam resultado, todavia o atraso é inevitável.

O volume de coletas ultrapassa a capacidade instalada na unidade e por orientação da Sesab o excedente é enviado para as plataformas do Ministério da Saúde. A Prefeitura, por sua vez, presta assistência para que a população receba o tratamento adequado, de acordo com a orientação médica e conforme o estado clínico de cada paciente. A Sesau reitera que os ajustes necessários estão sendo feitos para que a entrega dos resultados seja retomada em tempo hábil.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também