Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Prefeitura de Ilhéus realiza nova testagem em massa para Covid-19

Testagem em massa covid.
Testagem em massa covid.

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou na terça-feira (8) mais uma edição do drive-thru de testagem em massa para detecção do novo coronavírus (Covid-19). A ação ocorreu na Avenida Lomanto Júnior, no Pontal e ofertou 240 exames do tipo RT-PCR (swab), realizados a partir de amostras de material viral do nariz.

“Mais um trabalho importante no enfrentamento desse terrível vírus. A gente pretende ampliar o acesso da população aos testes, principalmente das pessoas que apresentam sintomas e precisam de atendimento seguro. Mas a população, sem exceção, deve usar máscara de proteção, lavar as mãos constantemente, evitar qualquer forma de aglomeração e manter o distanciamento social. A responsabilidade é de cada um e a luta é de todos nós”, alertou o prefeito Mário Alexandre.

O gestor reforçou que pessoas com quadro de moderado a grave devem, contudo, passar por avaliação médica no Centro de Atendimento Covid-19, que funciona 24 horas no Centro de Convenções de Ilhéus.

A Sesau esclarece ainda que o exame é ideal para traçar um panorama recente e dar um diagnóstico precoce do coronavírus, possibilitando ao poder público intensificar as medidas para controlar a doença. O resultado é informado ao usuário por telefone e o laudo encaminhado via WhatsApp.

Na última semana, a rede municipal de saúde realizou mais de 500 testes do modelo laboratorial (RT-PCR) entre grupos específicos e população em geral. A estratégia auxilia na identificação de pessoas assintomáticas, reduzindo o potencial de transmissão comunitária do vírus.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também