Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Absurdo! CONSU pode autorizar aulas presenciais na UESC

Instituição deve restabelecer ensino presencial.
Instituição deve restabelecer ensino presencial.

Na próxima quinta-feira (03), o Conselho Universitário (CONSU) da UESC pode aprovar uma Minuta de Resolução que autoriza o ensino híbrido. Esse formato, que permite uma combinação de aulas não presenciais e presenciais, irá expor a saúde e a vida de estudantes, professores e funcionários, em um momento em que os índices de contaminação pela Covid-19 vêm crescendo na região.

A análise da minuta foi colocada na pauta do CONSU para atender a um decreto do Governo do Estado, que tenta impor às UEBAs o retorno do ensino presencial, de forma atropelada, desrespeitando a autonomia universitária. Vale lembrar que a UESC aprovou o Trimestre Letivo Excepcional, em outubro, após um longo período de debates e consultas com a comunidade acadêmica. Agora, permitir qualquer atividade presencial, às pressas, fica no mínimo incoerente.

Nos últimos boletins epidemiológicos do próprio governo estadual e também das prefeituras, os números de casos, de mortes e de ocupação de leitos da Covid-19 estão em alta. Em Itabuna, a taxa de ocupação da UTI chegou a 100% em alguns dias. Em Ilhéus, o índice é de mais de 80%. A autorização do ensino híbrido neste cenário pode trazer consequências devastadoras para docentes e discentes.

Diante desse ato de irresponsabilidade, a ADUSC se manifesta em total repúdio ao retorno das aulas presenciais e convoca toda a categoria a se mobilizar e lutar contra essa atitude autoritária do governador Rui Costa, que mais uma vez age de maneira semelhante ao governo federal.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também