Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Prefeitura de Ilhéus intensifica limpeza das praias para retirada de baronesas

Praias limpas em Ilhéus.
Praias limpas em Ilhéus.

Após a remoção completa das baronesas na praia da Ponta da Tulha, no litoral norte, a Prefeitura de Ilhéus dá continuidade ao trabalho nas praias do Cristo e da Avenida. Conforme a Secretaria de Serviços Urbanos (Secsurb), as plantas se deslocaram de cidades circunvizinhas até a faixa de areia, devido ao aumento do índice de chuvas na região.

O serviço de remoção deve ser concluído até o sábado (7), mas as equipes estão de prontidão para monitorar a situação. A retirada acontece de forma responsável, respeitando a biodiversidade marinha e antes do apodrecimento ou enraizamento da vegetação. A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo informa que a baronesa em geral é benéfica, pois auxilia na purificação da água.

O problema, segundo explica a pasta, começa quando a planta encontra um ambiente antropizado e se prolifera, apresentando um volume difícil de controlar e podendo causar prejuízos e transtornos ao chegar às praias da cidade. O impacto é visual, mas também afeta o habitat de outros animais, principalmente os que vivem no ambiente marinho.

O Município realizou um estudo em parceria com a Marinha do Brasil e o 5º Grupamento de Bombeiros Militar (5º GBM) de Ilhéus, a fim de conter novas invasões das plantas. A vegetação transporta dejetos, lixos jogados às margens dos rios e animais, que muitas vezes são predadores. Todo material recolhido nas praias está sendo levado para o aterro sanitário da cidade.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também