Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Mobilis Brasil apresenta mobilidade sustentável para candidaturas de Ilhéus e lança site oficial

Site será lançado nesta quarta-feira.
Site será lançado nesta quarta-feira.

Nesta semana o Instituto Mobilis Brasil, Sindatran Bahia, Casa de Apoio aos Deficientes Físicos de Ilhéus (CADEFI) e Associação Cultural Aliança de Ouro na Bahia, estão realizando uma série de publicações no site www.mobilisbrasil.org e em suas redes sociais como o https://www.facebook.com/mobilisbrasil https://www.instagram.com/mobilisbrasil/ para demonstrar às candidaturas a prefeito e a vereador do município de Ilhéus e demais cidades do estado da Bahia as vantagens e benefícios que a mobilidade a pé, de bicicleta e transporte público gera para a sociedade.

A partir de amanhã, quatro (4) de novembro de 2020, estará disponível no site https://mobilisbrasil.org/site/ todas as informações sobre a campanha em Ilhéus e como cada um pode participar, sendo eleitor/cidadão e ou candidato, seja ao executivo ou legislativo. Lá estarão as Cartas Compromisso com a Mobilidade Urbana Eficiente para Ilhéus, que os candidatos podem baixar assinar e devolver por e-mail e ou os eleitores podem baixar e repassar a seus candidatos ou a seus partidos e coordenações de campanha. Nas cartas estão descritas todas as informações de como fazer, desde a assinatura até o envio, além das propostas do Mobilis Brasil e entidades parceiras para a Mobilidade Urbana Eficiente na cidade de Ilhéus.

Com uma história de décadas de investimento públicos no transporte motorizado individual, o Mobilis Brasil e as entidades parceiras, que reúne ciclistas, Pedestres, Pessoas com Mobilidade Reduzida e condutores, entendem que é preciso reverter esse quadro e investir maciçamente em modalidades sustentáveis, que transportem a maior quantidade de pessoas de forma eficiente, com qualidade e claro, sustentavelmente corretos, ademais, que sejam acessíveis, economicamente viáveis e socialmente justos à maioria da população – já que possuir um carro está distante da realidade da maioria da população brasileira.

A divulgação destaca diversas vantagens, entre elas: a diminuição dos congestionamentos, que provoca perda de tempo e de produtividade; a autonomia de crianças e adolescentes para deslocarem-se na cidade; o menor uso do espaço público; e a diminuição de “acidentes” e dos custos destes para o país e o sistema único de saúde, que muitas vezes trata-se de “violência do trânsito”. 

Segundo Valério Bomfim, Coordenador Executivo no Instituto Mobilis Brasil, “Somente através da discussão e construção de políticas públicas de mobilidade urbana eficiente, exequíveis, pragmáticas, economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas, teremos um futuro com um trânsito, mais seguro, com maior e melhor qualidade de vida, com menor custo de acidentes de trânsito no Sus e menores índices de mortes e acidentes de trânsito, com sequelas temporárias e permanentes, principalmente entre nossos jovens, os mais afetados atualmente por um trânsito e transporte caótico e sem planejamento que temos”.

A divulgação faz parte da Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, que está sendo desenvolvida também em outras cidades brasileiras por organizações da sociedade civil. O objetivo principal da campanha é obter o comprometimento das candidaturas com a implantação de políticas públicas que incluam pedestres, ciclistas e transporte público coletivo, com segurança e conforto, no sistema de mobilidade urbana.

Para conhecer todas as vantagens da campanha, os interessados podem acessar as seguintes páginas: http://mobilidadenaseleicoes.org.br
e http://mobilisbrasil.org

Sobre a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições, a Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições é um conjunto de ações da sociedade civil organizada para inserir a mobilidade sustentável nos programas de governo de candidaturas aos poderes Executivo e Legislativo municipais em 2020. Para isso, a coordenação nacional da iniciativa oferece às organizações sociais que atuam com essa pauta nos municípios auxílio para elaborar e entregar propostas às candidaturas, comunicar-se com a sociedade e sensibilizar o eleitorado. Essa iniciativa é baseada em experiências exitosas similares realizadas em eleições anteriores, tanto nos níveis municipal quanto estadual e nacional.

Em caso de qualquer dúvida ou necessidade, entrem em contato conosco.

Saudações,

Coordenação Municipal Campanha Mobilidade Sustentável nas Eleições.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também