Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Prefeitura apresenta balanço de obras de contenção de encostas em Ilhéus

Alto Nerival, Ilhéus.
Alto Nerival, Ilhéus.

A contenção e estabilização de encostas nos altos de Ilhéus integram o pacote de obras emergenciais executado pela Prefeitura nas áreas de risco mapeadas pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra). Conforme o balanço divulgado pela pasta, o trabalho consiste na construção da contenção de encosta em solo grampeado e solo reforçado, prioritária por se tratar de áreas instáveis, drenagem; recomposição de guarda-corpo e pavimentação.

Os recursos foram liberados através de decreto emergencial, após o pleito do Município junto à Defesa Civil Nacional. As obras de contenção de encostas estão em andamento no Alto Nerival, na Barra de Itaípe; Alto da Esperança e na escadaria do Coqueiro, no Malhado. O serviço foi finalizado na Avenida Palmares, no Basílio e entregue pelo prefeito Mário Alexandre em agosto último.

“Um trabalho pautado na seriedade e no respeito, dando prioridade às áreas mais vulneráveis do nosso município. Queremos promover melhores condições de acessibilidade e devolver a dignidade e segurança à comunidade dos altos e morros de Ilhéus”, enfatizou Mário Alexandre. O gestor destacou que devido ao intenso período chuvoso foram feitas algumas adaptações no cronograma.

Balanço – No Alto da Esperança estão sendo executados os serviços de contenção de encosta em solo grampeado; cortina atirantada e drenagem. A obra está 85,11% concluída e a previsão é que seja entregue até o final do ano.

Equipes trabalhando na contenção de encosta.
Equipes trabalhando na contenção de encosta.

Já no Alto do Nerival, o trabalho foi dividido em duas etapas. A primeira, considerada emergencial, consiste na contenção de encosta em solo grampeado e solo reforçado, drenagem, recomposição de guarda-corpo e pavimentação. A obra já possui 71,06% de avanço físico, com conclusão prevista até o final do ano.

Por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Bebeto Galvão e contrapartida do Município, a segunda etapa do Nerival consiste no serviço de contenção de encosta em solo grampeado e drenagem. A intervenção foi iniciada em julho último e possui 12% de avanço físico. A previsão é que a obra seja entregue em maio de 2021.

No Alto do Coqueiro, o trabalho segue com perfuração, cortina de contenção em concreto armado e execução de escadaria drenante. Os recursos foram disponibilizados através do convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional, por emenda parlamentar do ex-deputado federal Irmão Lázaro e contrapartida do Município.

Além do trabalho em curso, a Prefeitura possui planejamento voltado à elaboração de projetos e execução de obras em outras áreas prioritárias da cidade. O planejamento atual versa sobre a melhoria nos altos do Amparo, Boa Vista, Alto do Socorro e Alto Santo Amaro. Sobre o Alto do Socorro, a Seinfra informa que aguarda análise técnica da Caixa Econômica para retomada do serviço.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também