Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Armário coletivo de Ilhéus completa 01 ano de existência

Armário funciona 24hs e 7 dias por semana.
Armário funciona 24hs e 7 dias por semana.

O projeto Armário Coletivo de Ilhéus faz aniversário de 01 ano. A ideia de 2 moradores do bairro Pontal com apoio institucional do Grupo de Amigos da Praia partiu de um conceito de Economia Circular e Compartilhada.

Ao longo de 12 meses foram milhares de objetos compartilhados, como roupas, móveis, livros, plantas, e todo tipo de utensilio com uma diversidade impressionante. Dia 12 de outubro de 2020, próxima segunda-feira é feriado nacional haverá comemoração especial . Acontecerá troca-troca de brinquedos e livros infantis entre as crianças, estimulando uma consciência para sustentabilidade e solidariedade desde cedo. 

Arte através do grafite em homenagem ao armário.
Arte através do grafite em homenagem ao armário.

De forma inédita será inaugurado um grafite com mais de 30 metros de extensão dedicado à Economia Circular e discussão sistêmica sobre pós-consumo e sustentabilidade.

O Armário se baseia em 3 princípios:
– deixe o que gostaria de receber;
– cuide do armário como se fosse seu;
– compartilhe o que quiser;

Os Grafites tem assinatura da artista Rebeka Lawinsky, e também de Dado Loko e Rildo Foge, este último com importantes trabalhos internacionais. A inauguração desta obra de Arte de Rua só e possível em face da parceria entre os moradores, os guardiões do Armário Coletivo, a SSN Incorporações e Pontal Park Residencial que financiou os materiais para confecção do Grafite, bem como a nova iluminação da via pública.

Dado Loko, nome artístico do Cientista Social e Grafiteiro Aldo Santos , ressalta a importância do Artivismo na ocupação dos espaços públicos: “era uma rua suja, com entulho, muito lixo, ratos, escuridão e assaltos. Após o Armário Coletivo tudo isso mudou. Este fato histórico demonstra como a mobilização social comunitária e as Artes impactam positivamente as pessoas. Durante a confecção das pinturas os pedestres passam e conversam, perguntam, questionam, essa interação fascinante entre o Artista e Povo que o Grafite possibilita. Arte de Rua, Arte Livre, Arte para todos. Por isso valorizar a Cultura é tão relevante para formação de uma sociedade justa.”

O Armário Coletivo é Off-line, ou seja, funciona na rua, 24 horas por dia, 07 dias da semana, seguindo ideais de auto-gestão e auto-responsabilidade. Como ele é útil para todos, todos cuidam juntos. A comunidade do bairro Pontal e de toda cidade está convidada para o aniversário de 01 ano que terá as seguintes atividades:
– Troca-troca entre as crianças;
– Inauguração dos Grafites;
– Exposição de Varal da História do Projeto;
– Bate-papo com o GAP-Grupo de Amigos da Praia ;
– Poesia;

E para 2021 as pretensões são grandes, pós-pandemia a ideia dos Guardiões do Armário e do Grupo de Amigos da Praia-GAP é montar novos Armários Coletivos , no mesmo formato de Economia Compartilhada, em universidades, faculdades privadas e outros bairros assim como já acontece em Florianópolis com coordenação de Carina Zagonel, e tornou-se importante referência de Mercado de Redistribuição gratuito conforme Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS 11 e 12 da ONU.

Mais informações no Instagram do Armário Coletivo @armario_de_ilheus
Endereço Travessa do Bonfim, Pontal, perto da Obra do Pontal Park.

Contato Jurema ou Paulo Paraíso: 073-991128849
[email protected]
Data 12/10/2020
Horário: a partir das 09 horas
Obs: Utilizar máscara na via pública seguindo as normas do Decreto Municipal.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também