Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Coronavírus: Defensoria realiza mutirão com internos do presídio de Ilhéus

Área externa do presídio de Ilhéus.
Área externa do presídio de Ilhéus.

O distanciamento social por causa do novo coronavírus impactou, dentre tanta atuações do Sistema de Justiça, o atendimento diário de presos por todo o estado. Para garantir que os internos continuem tendo acesso aos seus direitos, a Defensoria Pública do Estado da Bahia realizou mutirão no presídio Ariston Cardoso nos últimos dias 22 e 24 de setembro.

Ao todo, foram realizados 20 atendimentos nos dois dias, os quais seguiram todos os protocolos de distanciamento e higienização, além da utilização equipamentos de proteção individual como protetor facial em acrílico, máscara e avental recomendados pelas instituições de saúde.

Nas conversas com os internos, foram prestadas orientações e informações sobre os processos, pedidos de liberdade, dentre outras solicitações. Também houve a coleta de relatos de problemas de saúde de alguns dos presos, além da informação que a maioria dos internos ainda não havia sido testado para a Covid-19.

Outra grande reclamação dos internos é sobre os quase sete meses de proibição de visitas de parentes no presídio. Este tema, inclusive, foi alvo de Ação Civil Pública da Defensoria para que garanta o direito de visitas pessoais de todas as pessoas presas, de forma provisória ou definitiva, no sistema penitenciário baiano. 

Para amenizar este distanciamento, a Defensoria conseguiu junto ao serviço social do Presídio em Ilhéus que fossem realizadas “visitas virtuais”, as quais são intermediadas na sala da Defensoria no local. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também