Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Animação de palhaços de Ilhéus estreia nesta terça-feira

Galinha, uma das personagens da trama.
Galinha, uma das personagens da trama.

O episódio piloto “SACO VAZIO” apresenta pela primeira vez, os palhaços Palito (Ed Paixão) e Botijão (Gilberto Morais), do sul da Bahia, em versão bonecos stop motion com uma história de origem, e mostra o primeiro encontro dos palhaços e como nasce a amizade dos protagonistas da história. O roteiro do  primeiro episódio criado pelo diretor teatral, Ed Paixão, é construído através do humor físico com quase nenhum diálogo e foco na ação em cena que mergulha no drama de dois palhaços famintos, e assim realiza uma linda homenagem aos mestres do humor clássico com a recriação de algumas cenas inesquecíveis do cinema mudo, como a transformação do homem em galinha, visto no filme “Em Busca do Ouro (1925)” de Chaplin. 

Na trama, o palhaço Botijão saiu do isolamento do seu lar e foi no mercado, e gastou o restante da economia que tinha na compra de umas salsichas e uma galinha. Enquanto isso, o palhaço Palito, passa por necessidades financeiras, e acaba virando um morador de rua. Botijão retorna para a sua casa e se prepara para fazer uma excelente refeição, ele coloca a galinha para assar, e eventualmente, o cheiro de comida chega até o olfato de Palito na rua, que num instinto de sobrevivência se transforma numa visita não planejada pelo anfitrião da casa.  

A animação em Stop motion foi criada em total isolamento num salão dentro de casa, reciclando e reaproveitando matérias primas como madeira, isopor, tecidos, massas de biscuit, e emborrachados, para a construção do cenário e dos bonecos articulados. A trilha sonora foi criada especificamente para o episódio piloto da série animada pelos músicos Luan Borba e Toko Ciocca seguindo os protocolos de isolamento, proteção, e prevenção ao novo corona vírus (Covid-19). A direção de fotografia e captação de frames foi realizada por Larissa Paixão, formada em Comunicação Social Radio e TV pela UESC. 

O curta-metragem será lançado nesta terça-feira, 22 de setembro no youtube nos canais oficiais da FUNCEB e dos palhaços Palito e Botijão. Este projeto foi apoiado através do Edital 001/2020 Calendário das Artes 2020, 8ª Edição, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA). 

Link do Teaser Oficial – https://drive.google.com/file/d/1TBXZmjmMztxmYQ1Hu4m1VNubR2xezi_C/view


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também