Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Governo Marão assegura atendimento médico semanal nas comunidades rurais e distritos de Ilhéus

Saúde levada a sério.
Saúde levada a sério.

Com o intuito de prestar assistência integral à saúde, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), oferta regularmente atendimento médico, exames laboratoriais, eletrocardiograma, ações do Programa Saúde da Mulher (pré-natal) e Saúde da Criança (acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infanto-juvenil – CD); além de serviços na sala de multivacinação; teste de glicemia; aferição de pressão arterial, entrega de medicamentos e realização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus (Covid-19) na população residente na área rural do município.

A pedido do prefeito Mário Alexandre, o trabalho segue de forma contínua, com descentralização dos serviços para que as pessoas sejam atendidas na própria comunidade, evitando, dessa forma, o deslocamento até às unidades de saúde da Sede e, consequentemente, para evitar possíveis transmissões da Covid-19. Segundo a Sesau, a Atenção Primária à Saúde tem como característica ser resolutiva em cerca de 85% dos problemas de saúde relativos a diferentes grupos etários.

“Cuidamos dos pacientes no seio da comunidade, independentemente do tipo de doença, organizando os recursos disponíveis no sistema único de saúde [SUS] em benefício desses pacientes, com medidas de prevenção, diagnóstico, acompanhamento e de cuidados paliativos”, explicou Rafael Barbosa Carneiro, especialista em Medicina de Família e Comunidade, com atuação nos distritos de Banco do Pedro e Castelo Novo.

As comunidades de Banco Central; Banco do Pedro; Castelo Novo; Couto; Inema e Santo Antônio; além do Teotônio Vilela I e Nossa Senhora da Vitória são assistidas pelo Programa Mais Médicos pelo Brasil, e periodicamente, através da atuação das equipes da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade. A Central de Regulação informa que as equipes seguem um cronograma de ação, já que os serviços são de rotina.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também