Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Guarda Civil de Ilhéus destaca avanços obtidos nos últimos três anos

Guardas perfilados sob o comando de Bandeira.
Guardas perfilados sob o comando de Bandeira.

Com investimentos relevantes na área de segurança pública da cidade, a Guarda Civil Municipal (GCM) pontuou as melhorias conquistadas nos últimos três anos, período compreendido entre 2017 e 2020. O comandante da GCM, Leonardo Bandeira, destacou a publicação do decreto municipal nº 110, de 31 de agosto de 2018, que regulamenta a concessão de auxílio fardamento para os guardas de Ilhéus.

Segundo ele, pela primeira vez em 37 anos de fundação, a corporação pôde eleger o seu comandante, nomeado e empossado em 2017. Para além dessa conquista, os guardas municipais adquiriram Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como capacetes, bastões de proteção Bp 90 e colete tático para reforçar o trabalho desenvolvido nas operações de fiscalização. O comandante frisou a reativação do GOC (Grupamento de Operação Ciclística), que realiza ronda nas praias durante a alta estação e temporada de cruzeiros.

“A instituição possui efetivo composto por 197 guardas que fazem serviços de patrulhamento preventivo, segurança patrimonial, ronda e atua de forma integrada na fiscalização de estabelecimentos durante o período da pandemia. A Prefeitura promoveu uma série de benefícios, visando melhorar as condições de trabalho da categoria”, acrescentou o comandante.

Bandeira ressaltou ainda a reforma da base do comando, situada na Avenida Canavieiras e a aquisição de duas novas viaturas para patrulhamento no município, além de um veículo e três motos de 300 cilindradas incorporados à frota. A GCM conta com o Núcleo Assistencial que presta serviço de atendimento psicológico aos profissionais, além da Central 153, canal para recebimento de denúncias, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Com o objetivo de promover ações e medidas preventivas visando o bem-estar e a segurança da comunidade escolar, a GCM aprimorou o Projeto Ronda Escolar, que passou a ser denominado Escola Segura, com realização de palestras e oficinas de música e jiu-jítsu. O trabalho é desenvolvido em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e já possibilitou a aquisição de notebook, projetor datashow e instrumentos musicais como bateria, caixa amplificada, microfone sem fio e violão.

Leonardo Bandeira enfatizou que a GCM de Ilhéus criou o setor de inteligência e possui sala de monitoramento eletrônico, além de realizar cooperação técnica com outras instituições do estado. A corporação segue as diretrizes preconizadas pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria Nacional de Segurança Pública para o recebimento de doações de máscaras, álcool em gel e luvas nítricas utilizadas no enfrentamento do novo coronavírus.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também