Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Grupo Dilazenze promove Live Solidária em prol das comunidades dos blocos afros de Ilhéus

Dilazenze em live.
Dilazenze em live.

O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze vai promover nos dias 7 e 8 de agosto a Live Solidária do Dilazanze, evento realizado em prol das comunidades dos blocos afros de Ilhéus, a fim de mitigar os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus. Serão exibidas duas lives, nesta sexta-feira (7), às 19h, com a Banda Dilazenze e no sábado (8), às 16h, com o Grupo SambaDíla, através do perfil oficial do Dilazenze no Instagram (@dilazenze86) e no canal no Youtube (Dilazenze Malungo).

A iniciativa tem como objetivo arrecadar doações financeiras, alimentos, materiais de limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs), que serão distribuídos para as entidades ligadas ao Conselho das Entidades Afro Culturais de Ilhéus. Com a pandemia, as atividades artísticas e culturais foram suspensas, impossibilitando a realização de shows, apresentações e espetáculos.

A crise prejudicou o andamento dos trabalhos, afetando diretamente os trabalhadores da cultura, principalmente porque muitos artistas e produtores culturais integram a categoria de trabalhadores informais. O Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze é uma organização não governamental sem fins lucrativos criada com o objetivo de preservar, expandir e difundir a cultura africana e afro-brasileira em Ilhéus.

O Dilazenze foi peça fundamental no processo de implementação da Política de Cotas nas universidades públicas e privadas do litoral Sul, na aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, na reestruturação do Conselho Municipal de Cultura, na criação do Sistema Municipal de Cultura, que abriga o Plano e o Fundo Municipal de Cultura, que garantem subsídios financeiros para o desenvolvimento dos projetos das instituições, artistas, gestores, produtores e trabalhadores da cultura local.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também