Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Entrevista com o ex-vereador Valdineck Dantas (Val do Vilela)

Val do Vilela.
Val do Vilela.

A entrevista de hoje no Site Fábio Roberto Notícias é com o Ex-Vereador Valdineck Dantas da Silva, popularmente conhecido como Val do Vilela. Morador do Bairro Teotônio Vilela desde 1985, conhece na íntegra todas as demandas da comunidade. Casado há 20 anos com a Professora Simone Azevedo, Educadora da Rede Municipal de Ilhéus.

FRN: Val do Vilela nos fale um pouco da sua Trajetória Política. Como tudo começou?

Val do Vilela: Iniciei como Líder Esportivo de Futebol Amador, desde 1980. Com o engajamento popular me tornei Líder Comunitário em 1993. Devido a minha Atuação, conseguindo diversos serviços para o Bairro, fui eleito Presidente da Associação de Moradores do Bairro Teotônio Vilela em 1995 até 2000. A partir da popularidade e parcerias estabelecidas no bairro, recebi o convite para me candidatar à Vereador da Cidade de Ilhéus, aceitei o desafio e na Primeira Tentativa Venci as Eleições, me tornando Vereador da Cidade de 2001 a 2004.

FRN: Como foi sua atuação como Presidente da Associação do Vilela para que o Povo quisesse que você fosse Vereador da Cidade?

Val do Vilela: Sempre fui muito presente e atuante às demandas da População, e como Presidente da Associação, eu tinha uma Equipe de Diretores que era extremamente participativa, amigos que me ajudaram muito e os tenho até hoje. Nessa Instituição, desenvolvi Projetos que contribuíram para o desenvolvimento do Bairro e da Comunidade, por exemplo: Construção da Sede da Associação de Moradores do Vilela, Pavimentação Asfáltica de Várias Ruas (Avenida José Carolino – Avenida Principal, Avenida Governador Paulo Souto, Rua Pitágoras, Rua Nossa Senhora da Conceição, Rua Ipiranga, Rua Genésio Santos, Rua Belo Horizonte, Rua Azul, Travessa Belo Horizonte, Rua das Orquídeas, Travessa Nova Esperança), além da grande Construção do Colégio Fábio Araripe Goulart (Colégio Estadual que atende o Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e ainda posso destacar a Implantação da Rede de Esgotamento Sanitário, sendo para mim, a Obra mais importante para a População, pois, foi através dela que a vida das pessoas melhorou, principalmente na saúde, já que antes existiam muitas fossas e esgotos à céu aberto, causando sérios transtornos ao povo. Por essas e tantas outras razões, houve a vontade dos moradores para que eu me tornasse Representante do Povo na Câmara Municipal.

FRN: Faça um Breve Resumo de como foi sua Vereança.

Val do Vilela: Como Vereador fui Eleito 1º Secretário da Mesa Diretora. Fui Eleito Presidente da ACSULBA (Associação de Câmaras de Vereadores do Sul da Bahia). Assumi por diversas vezes a Presidência da Câmara de Ilhéus e sempre tive pulso firme e forte, defendendo o erário publico e fiscalizando os interesses dos munícipes ilheenses. Era Membro da Comissão Permanente de Educação e Defesa do Consumidor na Câmara. Fui Autor de inúmeras Indicações e Requerimentos que foram aprovados pela Câmara e Prefeitura, tudo em Benefício da População de Ilhéus.

FRN: Você destacaria algum Projeto que tenha defendido?

Val do Vilela: Tiveram muitos, mas destaco minha Defesa ao Projeto de Municipalização do Trânsito, proporcionando a Criação da SETRANS e melhor desenvolvimento do Trânsito. Destaco também a Unificação do Valor da Passagem de Ônibus (Sede X Campo), antes quem precisava ir ou vir aos Distritos pagavam passagens mais caras, hoje todos pagam o mesmo valor.

FRN: Como Vereador, você sempre foi muito atuante em Defesa da Saúde e Educação, cite um exemplo de cada Área que você lutou para melhorar.

Val do Vilela: Na Saúde fui Autor de Requerimentos e Indicações para a Implantação de PSF (Programa de Saúde da Família) nos Bairros de toda Cidade e um maior quantitativo para o Vilela. Na Educação, como Membro da Comissão Permanente de Educação na Câmara, contribui de forma assertiva para as melhorias dessa área, apoiando Professores e Servidores na Qualidade de Trabalho para uma Educação de Excelência aos Alunos de Ilhéus.

FRN: Você ficou muito Famoso na Cidade por ser um grande Líder na área Cultural, apoiando, incentivando e realizando Grandiosos Eventos Artísticos, Culturais, Esportivos e de Entretenimento. Conte pra gente um pouco sobre essas Maravilhas.

Val do Vilela: Eu gosto muito de Cultura, adoro ver as pessoas felizes e se divertindo. Apoiei durante os 4 anos a Gincana Cultural do Bairro Conquista e do Vilela, Promovi Torneios e Campeonatos de Futebol Amador (Teotônio Vilela, Banco da Vitória, Nossa Senhora da Vitória, Lagoa Encantada, Castelo Novo, Banco do Pedro, entre outros…). Realizei o Desfile Garota e Garoto Vilela por vários anos, evento que sempre foi sucesso extraordinário para os Vilelenses e visitantes oriundos de todos os bairros da cidade de Ilhéus com recordes de público. Valorizei e incentivei Artistas Locais. Patrocinamos os Shows dos Bairros com shows de calouros, brincadeiras e muita alegria com a participação de crianças, jovens e adultos. Idealizamos e Criamos o Projeto Vilela Verão Vila do Sol, com eventos festivos todos os fins de semana durante todo o Verão. Realizamos Corridas Ciclísticas com a participação de Corredores Profissionais e Amadores. E tantas outras atividades…

FRN: Val do Vilela, seu nome sempre esteve atrelado à Projetos Sociais. Relembre alguns desses para o público.

Val do Vilela: Fundação da Escola Comunitária Menor do Futuro que funcionava na Sede da Associação do Vilela e atendia crianças carentes de 3 a 5 anos. Criação do Curso Pré-Vestibular Beneficente que ajudou muitos jovens a ingressarem nas Universidades. Patrocinei Cursos de Cabelereiros, Manicure e Pedicure. Distribuição do Sopão para os mais carentes. Apoio e Assistência para a Regularização de Documentos Pessoais…

FRN: Valdineck, podemos afirmar que com todo esse Montante de Serviços Prestados aos Moradores de Ilhéus, o seu mandato foi muito importante para o Desenvolvimento da Cidade. Qual a sua Avaliação sobre isso?

Val do Vilela: Uma Avaliação Extremamente Positiva. Como Agente Público Legislador, pude dar uma Grande Parcela de Contribuição para o Crescimento Municipal.

FRN: Seu Mandato como Vereador de Ilhéus finalizou em 2004, de lá pra cá quais foram suas colaborações para a Cidade?

Val do Vilela: Continuei Participando dos Movimentos Sociais e Políticos nos Bastidores. Como Gestor Público do SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) por 10 Anos, trabalhei incansavelmente para manter a Qualidade do Serviço ao Público em Geral, atendendo à todos de forma Igualitária e com o Esmero que o Padrão SAC de Qualidade exige. Também estive na Coordenação do SAC Móvel (Atendendo a População em Diversos Municípios da Bahia), experiência essa que me proporcionou maior Conhecimento das Necessidades e Dificuldades das Pessoas, Fortalecendo assim, o meu Desejo de dar Continuidade ao Trabalho Sério e Eficaz que sempre Desenvolvi.

FRN: Na Atual Conjuntura Política, o Senhor pretende Participar?

Val do Vilela: Sim. Estou como Pré-Candidato à Vereador da Cidade de Ilhéus.

FRN: E como Pré-Candidato à Vereador, quais Projetos pretende Defender para o Município?

Val do Vilela: Exercer de forma Incisiva na Fiscalização dos Recursos Públicos e Pretendo Trabalhar Fortemente com o Compromisso Social, meu Ponto Forte!


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também