Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Zona norte de Ilhéus e seus problemas, segundo relatos do vereador Augustão

Fenômeno da natureza invadindo as barracas.
Fenômeno da natureza invadindo as barracas.

Desde que se constituiu como região Norte a partir do seu primeiro habitante, a localidade coleciona problemas, e não são poucos, tem problemas para livre forma de escolha.

Infraestrutura – a localidade desponta de um grande volume de problemas, são buracos em todos os cantos onde se encontrar uma estrada, começando pelo Bairro do Iguape, onde um habitante passar, logo ele enxergará um buraco ou cratera.

Ruas como a do Metrô, Maria Luiza, e Rua São Miguel, despontam como as piores ruas onde a desordem estrutural é grande.

O parque industrial funciona dentro do seu limite de  capacidade de logística, isso por conta de uma serie de coisas ruins que acontecem no local e que não tem por parte do poder público “prefeitura” soluções.

O local, Distrito Industrial de fabricas, está abandonado como sempre esteve, mesmo tendo agora a obrigação de ser cuidado pelo poder público municipal (prefeitura) que deveria tomar a responsabilidade de realização e comportamento organizacional.

Com o fim da obrigatoriedade por parte do órgão que geria o instrumento “Distrito Industrial” SUDIC, o dever de realizar, consertar, fazer algo na localidade em especial no Parque, ficou a a cargo da Prefeitura, que pouco tem feito ou quase nada.

Nunca houve uma politica de debate ou pensar Zona Norte, assim, morros das localidades são esquecidos, ruas e bairros também, Distritos Vilas e povoadas recebem o mesmo castigo.

Pontuar os problemas seria escrever mais que um livro para narrar os fatos e apresentar os acontecimentos na região citada.

A situação do mar que avança em toda a Costa Norte também é uma emblemática grande, a ponte do São domingos – Iguape, e a passarela do são Miguel, desde a sua realização nunca foi inspecionada e ameaçam desabarem.

 DISTRITOS – Os distritos e as Vilas estão na base do Deus me acudam com tantos tipos de problemas

Os pontos de ônibus enquanto abrigo ou parada obrigatória, fica devendo muito, em partes dos locais não existem, não tem identificações e dai por diante.

A questão acessibilidade para estas pessoas edificadas passam por discursões que nunca houveram por parte do setor regulador Secretaria de Transportes e quem dele precisa “ transporte” sofre.

Postos de saúde e escolas não funcionam a infraestrutura das estradas em todos os locais é motivo desafiador para quem habita nessas regiões distantes. Médico ou ser socorrido é algo ou coisa do outro mundo, se tiver carro de vizinho vai se não morre.

Lagoa encantada, por exemplo, traz relatos através de seus moradores sobre os emblemáticos e constantes problemas vivenciados, a começar pelo acesso a estas localidades tudo é péssimo, entrar e sair em qualquer distrito é uma luta gigantesca.

Todos os cantos onde existir uma Vila, ou povoado enfrentam os mesmos problemas sem distinção nenhuma, todos sofrem da mesma dor e o remédio é apenas promessas.

Outro instrumento público na Zona Norte abandonado é o Centro Social Urbano que há décadas vem passando por dificuldades de se manter vivo e a serviço da população.

 O equipamento importante para as famílias Centro Social, está localizado na Barra de Itaipe ponto central da comunidade de baixa renda.

Os Postos de saúde e as escolas das localidades só deus no controle, o posto de saúde do Iguape da Rua Beira Rio, na estrada para Sambaituba, quase não funciona, em parte do tempo encontra-se fechado.

Para se manterem de pé organizados os bairros da Zona Norte estão recebendo multirões que tem a iniciativa do gabinete do Vereador Augustão, que através de ações populares, realiza serviços de limpeza, poda de arvores, coleta de resíduos entre outras coisas assistindo a população.

Vários projetos são direcionados as localidades. O Iguape por exemplos recebeu o Projeto Calçada Limpa. Idea do Vereador discutida com a comunidade, onde premiará o morador que junto com outros limparem suas próprias calçadas.

O gabinete tem sido a porta de entrada e resoluções dos problemas de toda a cidade entre tanto, as comunidades da Zona Norte tem sido as mais beneficiadas com as ações.

Valendo lembrar que as ações também acontecem nos Distritos Vilas e povoados, mutirões, doações de esperança e claro as realizações participativas entre gabinete e comunidades.

Esse relato é pequeno em meios aos grandes números e contantes relatos e situções vivenciadas no lado Norte da cidade, apenas no lado Norte.

Texto: Luk Rei/assessor vereador Augustão. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também