Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Empresas de Ilhéus estão na Lista Suja do trabalho escravo

Empresa denunciada pelo MPT.
Empresa denunciada pelo MPT.

O Ministério Público do Trabalho da Bahia (MPT-BA) apontou que empresas de Ilhéus estão na Lista Suja do Trabalho Escravo. São elas: Passos 3 Construções e Serviços LTDA/EPP (obras de manutenção predial no Porto de Ilhéus e Alojamento de trabalhadores), situado na Rua Rotary, Cidade Nova, São Miguel Construções Ltda (canteiro de obras do Centro Esportivo Unificado, Bairro Nossa Senhora da Vitória) e Viação Campo Verde Transporte E Turismo Ltda (garagem de ônibus, na Rodovia Jorge Amado, Km 12). 

De acordo com o órgão, dentre os empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condição semelhante à de escravos estão empresas de transporte rodoviário, construtoras e organizadoras de eventos. Falta de fornecimento de água, sanitários adequados, oferta de alojamentos precários, salários inferiores ao mínimo e jornadas exaustivas como os principais indicadores da condição análoga à de escravos. Além das implicações trabalhistas, o empregador também pode responder criminalmente para submissão de pessoas ao trabalho escravo. 

A Lista Suja é um instrumento de Estado criado por lei para impedir que empresas e pessoas físicas que tenham sofrido as sanções administrativas previstas na legislação pela prática de submeter pessoas a condições de trabalho indignas recebam empréstimos de bancos públicos ou isenções fiscais. O estado é o quarto com maior número de incluídos no cadastro do trabalho análoga a escravidão. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também