Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Maritacas: prefeitura de Ilhéus elabora plano de ação para readaptação da espécie na área urbana

Aves procuram refúgio nas residências do centro.
Aves procuram refúgio nas residências do centro.

A prefeitura do município informou que está sendo elaborado um plano de ação para ajudar na readaptação das aves e maritacas da paisagem urbana. As mortes ocorreram após os cortes de árvores exóticas, na Avenida Soares Lopes, onde as maritacas costumavam se abrigar.
 
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, os cortes de árvores faziam parte das obras dos acessos viários da nova Ponte Jorge Amado, conforme licenciamento ambiental. Conforme a prefeitura, vai ser apurado se, durante o corte das árvores, preceitos legais foram violados ou inobservados.

Segundo informações do órgão, dentre as ações programadas para readaptação das maritacas, está a elaboração do plano adequado de remoção e realocação das aves para a reacomodação definitiva em novo habitat.
 
Outras medidas compensatórias, como o plantio imediato de mudas de espécies da Mata Atlântica, próprias para a zona urbana, com altura mínima de 1,5 metro e que não impactam o sistema viário, estão sendo adotadas como contrapartida das árvores que foram removidas, nas mediações da área da licença ambiental.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também