Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

As mulheres na política ilheense

Lugar de mulher é política.
Lugar de mulher é política.

Desde 2008 nenhuma mulher tem êxito na corrida para a câmara municipal de Ilhéus. Isso é  muito ruim para a sociedade, que mesmo com a maioria feminina não tem nenhuma representante no parlamento ilheense. Esse ano as coisas podem mudar e alguns bons nomes despontam com reais possibilidades de terem êxito. No PT, além de uma boa e forte chapa, as mulheres tem reais chances de êxito. A suplência atual da professora Enilda Mendonça é um forte indicativo para isso, pois a professora faz um sólido trabalho social na cidade. A lista das pré candidatas feminina do PT é robusta e de todos segmentos e classes sociais. Além da professora Enilda Mendonça, tem Joelma Assis, Adriana Moraes, Claudia Maria, Eliane França, Gracismara Rodrigues (Mara), Maria das Graças  Lavigne, Noemi Andrade, Nilma dos Santos, Silvandira Caldeiras.

Na base do prefeito Mário Alexandre, além da possibilidade de ter a Drª Rúbia Carvalho como sua vice-candidata, nomes como da enfermeira Sonilda é tido como certo nas possibilidades de Vitória na câmara. No grupo do pré-candidato a prefeito Valderico Junior, temos a Drª Lu Cerqueira (PSDB) que muitos apontam como boa candidatura a vice, os tucanos tem a professora Suely Pimenta, também com protagonismo. O DEM conta também, com a empresária Luciana Pauletti e a ativista social Cauanna Prado, ambas tem potencial de boas votações. O PSOL terá Maria Rita, como candidatura feminina na eleição de 2020, Maria é ativista das lutas das mulheres em comunidades, mas terá como concorrente a pré-candidata Rafaela Gomes, liderança da zona sul, em especial no bairro N.SRª. das Vitórias. O PSOL terá a única mulher candidata a prefeita de Ilhéus, a ativista Bernadete. Bernadete, mulher, feminista, camponesa, ativista do movimento negro, Ialorixá , vice presidente do PSOL em Ilhéus.

No Democracia Cristã temos a pré-candidatura da ex-conselheira Bárbara, sua pré-candidatura é vista com grandes expectativas. No PCdoB temos Mestra Janete Lainha, Cris do Jóia, Leidinha Xavier e Crismelia do Sindicato dos Comerciários, são esses os nomes que despontam com grandes possibilidades. 

No PTB do pré-candidato a prefeito profº Reinaldo Soares, tem o destaque da jornalista Caliana Mesquita e das ativistas Vikk Vitória e Ana Nobre. No PSB a enfermeira Diala Magalhães e a ativista Fabiola Gil, são acompanhadas de perto e espera-se grande destaque durante a eleição em 2020. Claro que outras mulheres vão disputar o pleito em 2020, e a lei garantirá que 30% das vagas e recursos sejam destinados para elas. Porém, não tenho mais informações sobre as demais. Outras ativistas terão protanismo mesmo que escolham não ser candidatas. É o caso das ativistas Soraya Lisboa, professora Carmelita, Mônica Watson e Lis Flor. 

Alguns partidos preferem não divulgar suas pré-candidatas, para evitar a tática de opositores em tirar da disputa nomes de seus quadros. O mais importante é saber que o que fica muito claro, é que em 2020 teremos a efetiva participação feminina na eleição e com condições reais de termos mulheres atuando no legislativo de Ilhéus, e até em alguns casos na disputa majoritária, seja como pré-candidatura a prefeita ou a vice. Com a maioria do eleitorado feminino é importante, fundamental e necessário que haja esse protagonismo. Lembrando que muitos outros nomes não foram citados por motivos diversos, inclusive porque nessa pandemia do covid-19 é difícil conhecer os bastidores de todos os partidos. 

Artigo do estudante, ex-funcionário do SAC de Ilhéus e pré-candidato a vereador, Jerberson Josué, conhecido por Jagunço do PT. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também