Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Guias, monitores e condutores de turismo protestam no centro de Ilhéus

Trabalhadores protestaram nas escadarias da Catedral.
Trabalhadores protestaram nas escadarias da Catedral.

Na manhã do último domingo (07) aconteceu uma manifestação ordeira, nas escadarias da Catedral de São Sebastião, centro da cidade de Ilhéus. O ato teve como objetivo é a aprovação do Projeto de Lei nº 23.845/2020 que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia, solicitando um auxílio financeiro emergencial efetivo para os Guias, Monitores e Condutores de turismo de um salário mínimo por três meses, prorrogáveis por igual período, até que o segmento possa retomar as suas atividades normais.

A manifestação contou com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e da polícia militar, através da 68° CIPM, onde os Guias, Condutores de visitantes e Monitores de turismo entoaram a canção: “É de Gonzaguinha”, onde alguns trechos da música fala que “a gente quer valer nosso suor, a gente quer viver a liberdade, a gente quer é ter uma nação, a gente quer é ser um cidadão”, frases de efeito para o que almejamos de direito. 

Os Guias, Condutores de Visitantes e Monitores de Turismo do Estado da Bahia estão em casa, aguardando o turismo voltar a funcionar, fomos atingidos frontalmente! A maioria dos profissionais de turismo são autônomos e sua renda corresponde à quantidade de serviços prestados, predominantemente para as Agências de Turismo. Sem turista, não há serviço e, portanto, não há renda.

Profissionais apelam para aprovação do Projeto de Lei.
Profissionais apelam para aprovação do Projeto de Lei.

Portanto, caso essa situação se perdure por muito tempo e os Guias, Condutores de visitantes e Monitores de turismo não tenham um apoio governamental necessário, eles sofrerão, juntamente com as suas famílias, imensas dificuldades financeiras que os levarão a deixar a profissão, o que resultará em carência de profissionais qualificados e atendimento precário no futuro próximo.

Esperamos com estas medidas, que o profissional de turismo possa permanecer no setor, garantindo a oferta e a qualidade dos serviços ao estado da Bahia, quando da retomada das atividades.

Vídeo:


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por AGCTI – ASSOCIAÇÃO DE GUIAS (@agcti_ilheus) em


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também