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Saveiro e Gol, veteranos de destaque na Volkswagen

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Wolkswagen, líder de vendas.

Quem está na busca por veículo para comprar e pesquisa sobre a marca Volkswagen com certeza não vai deixar de passar pelos modelos Saveiro e Gol, os veículos mais consolidados da marca no mercado.

Para entender a relevância dos dois veículos e como eles entraram para a história do mercado automobilístico no Brasil, é preciso entender também sobre a história da Volkswagen aqui no país.

Da Alemanha para o Brasil: a história da marca Volkswagen

A empresa de origem alemã desembarcou no Brasil em 1953, há 67 anos atrás, em um galpão no bairro Ipiranga, em São Paulo. Instalados neste local, com apenas 12 funcionários, teve início a produção dos primeiros fuscas em território nacional. Meses depois, a Kombi foi o segundo veículo que conquistou sua produção, agora com mais funcionários e infraestrutura. Nesta primeira sede, foram produzidos 2.820 veículos, sendo 2.268 Fuscas e 552 Kombis.

Com as vendas dando certo, chegou a hora de mudar de endereço. Depois de quatro anos de produção em São Paulo, a fábrica da Volkswagen foi transferida para a região de São Bernado do Campo, o famoso ABC Paulista. Em 1957, a linha de montagem foi deslocada para a nova região, substituindo a produção por montagem para a produção das primeiras peças nacionais, no dia 2 de setembro daquele ano. A primeira grande “estreia” na fabrica de São Bernardo do Campo foi a Kombi, produzida agora de forma inédita com 50% das peças nacionais, produzidas na própria fabricada do Brasil.

Entretanto, a inauguração da sede da Anchieta aconteceu apenas em 1959, em um evento que contou com a presença dos presidentes da Volkswagen da Alemanha e do Brasil, bem como o presidente Juscelino Kubistcheck e o presidente de São Paulo na época, celebração que entrou para a história do país. Em janeiro de 1959 foi quando o primeiro Fusca foi produzido em São Bernardo do Campo. Até o ano de 1956, o Brasil atingiu a marca histórica de 3,1 milhões de unidades do Fusca. Agora que você já conhece um pouco da história da Volkswagen no Brasil, veja os detalhes por trás da produção de cada um dos carros clássicos da marca a seguir:

Gol: do surgimento aos dias atuais

Com o ínicio de sucesso que a Volkswagen teve no Brasil, a marca optou por apostar na produção de veículos mais caros como era caso do Passat, SP2 e a linha Kharmann Ghia, que era carros clássicos, mas pensados para o público europeu. Em 8 de maio de 1980, a Volkswagen lançou o Gol para o Brasil, modelo que havia sido programado para substituir o Fusca em terras brasileiras. A partir de então foram 27 anos de liderança no mercado, entre os anos 1989 a 2013, com números expressivos. Em sua concepção, o Gol foi produzido levando em conta as condições de uso no país daquela época, levando em conta a resistência, a economia, a durabalidade e seu principal objetivo: ser capaz de transportar cinco pessoas. O nome, que não foi apenas uma bela conhecidência, foi escolhido para estalebecer uma ligação com o povo brasileiro que sempre foi apaixonado pelo futebol. Em 1980, o primeiro Gol chegou com o foco em substituir o Fusca, tendo concorrentes como o Chevrolet Chevette e o Fiat 147 como concorrentes. Na época o carro tinha motor 1.3 refrigerado a ar e 42 cavalos. Já em 1981, o Gol chegou com motor 1.5 refrigerado a água e porta malas de 460 litros como diferencial. Já em 1982, houve uma nova mudança no porta malas agora com 530 litros. Em 1984, chegou a primeira linha esportiva, o Gol GT. Tinha motor 1.8 e refrigeração a água com 99 cavalos. Agora em 1987, eram dois novos motos o 1.6 e 1.8 em carro reestilizado. Novos faróis, parachoques e laternas faziam o Novo Gol. Já em 1988, chegou o Gol GTI, o primeiro carro do Brasil com injecção eletrônica. O motor era 2.0 AP, com 112 cavalos de potência e 17,5 de tourque. Em 1991, houve a última estilização chinesa do carro. Já em 1992, o Gol chega a marca de 1.000 carros fabricados. Em 1994, segunda edição do veículo, conhecida como bolinha. Já em 1999, a segunda geração da bolinha ganhou um formato alongadado. Em 2003, período que marcou a presença recorde do Gol no mercado, o carro chegou na versão Total Flex, o primeiro carro biocombústivel do país. Você e um dos fãs do Gol, independente da geração? Conheça as opções de Gol e garanta já um para chamar de seu!

Saveiro: altos e baixos momentos de história

A estreia da Saveiro aconteceu no Brasil em 1982, em um momento onde picapes era consideradas novidades no mercado de automóveis, vistas exclusivamente como um carro desenvolvido para ser utilizado para o trabalho. Na época, a Saveiro tinha como concorrência o Fiat City e a Ford Pampa. A primeira vista simples, a Saveiro foi desenhada com a frente do Gol BX e a traseira de uma Parati. O primeiro motor era boxer 1.6 refrigerado a ar, com capacidade para transportar cerca de 570 quilos. Em 1976, passou pela primeira resestilização, com um capo mais baixo, faróis menores e luzes indicadoras laterais. Também possuia três versões: a C, CL e GL, com parachoques que foram produzidos até 1996. Em 1997, chegou a segunda geração da Saveiro, completamente diferente da anterior. Agora a Saveiro possuia o modelo bolinha do Gol, capacidade para 700 KG, motor AP 1600 com injecção eletrônica multiponto, que garantia melhor desempenho e consumo. A picape também ganhou cabine alongada e janela-vigia. Em 2003, chegou a terceira revitalização da Saveiro G3. O carro acompanhou todas as mudanças da sua família e conquistou um visual que se alinhava com a identidade dos principais veículos mundiais da marca e ainda com algumas inspirações em modelos mais caros da linha na época. Nesse ano, o painel ganhou linhas horizontais e iluminação azul. Já na parte de fora, o novo motor funcionava pelo comando de válvulas. Seja qual for sua época preferida, encontre o modelo disponível que mais se encaixa com aquilo que você esteja buscando.


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