Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Jornalista explica saída da secretaria de comunicação de Ilhéus

Jornalista atuava na SECOM.
Jornalista atuava na SECOM.

Na última terça-feira, dia 5, o secretário da pasta de Comunicação anunciou o afastamento das minhas atividades, alegando que nesse momento, o prefeito Mário Alexandre precisaria de cooperadores somente de Ilhéus, mais próximos, que disponibilizem 24 horas do seu tempo totalmente dedicados ao gestor. Aceitei, mas não entendi, se me permitem a particularidade.

Desde 2017, estive contribuindo para o real propósito da atual gestão: ajudar a administrar uma crise existente na cidade, a qual conheço desde pequeno, morei, tenho família, pago impostos, inclusive a placa do meu carro é do município e meu título de eleitor também. De posse de um papel e caneta, ou de um computador, ajudei a escrever as linhas da história da cidade, comunicando os feitos do governo, além de inúmeras defesas em redes sócias de forma institucional e até mesmo pessoal.

Estive presente como cerimonialista nos principais eventos do município para impor uma qualidade técnica ao serviço, um protocolo a ser seguido, um prazer inquestionável de anunciar as conquistas, deste prefeito que é um lutador voraz, e acredito que a gestão seja a melhor de todas até aqui, cuja missão dela é trazer para o povo desta cidade a pujança que um dia ela já foi, sendo administrada da melhor forma possível.

Clique no leia mais e confira a matéria completa.

Para além dos trabalhos de redação jornalística, coordenação das atividades de reportagens, exerci com criatividade e afinco, atividade na área da Publicidade, minha primeira formação. Através do meu olhar, saiu os nome dos principais produtos desta Prefeitura, a exemplo do Asfalto Legal, O Trabalho Transforma, Cidade Limpa, Blitz Secom, Saúde em Ação, Programa Cidade Cidadã, Prefeitura Faz Acontecer, Programa De Bem Com a Vida, Como Vai Você?, Social nas Ruas, Mais Educação, entre outros. Criação e produção de três revistas, um informativo e um folder especial que mostra a cidade como um lugar melhor para viver e investir.

Além disso, estreamos o Cidade Cidadã, programa piloto de entrevistas (YouTube), marcando as ações do governo ilheense. Fortalecemos a identidade visual dos produtos como da iniciativa Ilhéus Sem Canudo, Vem Porto Sul, Refis 2019 e 2020, Viva Ilhéus, 484 Anos de Ilhéus, Dia Mundial dos Oceanos, Réveillon Ilhéus 2019, Orla Sul, Seu IPTU Transforma a Cidade, Prefeitura na Comunidade, Lixo Na Rua Tem Horário Certo, além das centenas de cards de inaugurações de postos, SAMU, escolas e campanhas da saúde e tantos outros.

Na Secom, cobri eventos importantes com a presença de ministro, governador, deputados federais, estaduais, e até mesmo quando o prefeito cumpria agenda fora da cidade, lá estava eu, na base, realizando minha tarefa, pautando todos os dias a equipe, inclusive as secretarias. Quando o prefeito esteve nos EUA, cobri sua participação e enviei conteúdo de apresentação na sede do Banco Mundial, em Washington DC.

Nos anos 2017, 2018 e 2019, fiz a locução do 7 de Setembro, bem como dos eventos do município, inaugurações, Comenda (maior condecoração do Município), eventos da Cultura, todos sob minha responsabilidade. Mantinha o relacionamento com os principais órgãos de imprensa, atendendo-os da melhor forma possível, CNN, G1, Band, Record, Folha, UOL, Estadão, Correios, entre outros.

Infelizmente, o atual secretário de Comunicação não me quis em sua equipe, assim como outros colegas que já saíram. Isso, ficou claro desde o princípio. Conseguiu apresentar uma proposta ao prefeito, na qual, acredito que já não fazia parte. Nunca tive problemas com ele, não que eu saiba, embora, gostaria de contribuir muito para sua gestão, porque sei o que é ser um líder e suas responsabilidades. Aprendi com o líder maior: Jesus Cristo.

Tentei entender sua atuação na condução de uma pasta tão importante, porém, nunca procurei os senhores secretários e nem mesmo o prefeito para tecer comentários sobre o secretário, como muitos fazem. Estive todos os dias, mesmo morando numa outra cidade, um município que nos separa apenas 26 quilômetros, assim como outros colegas, servidores, gente do primeiro e segundo escalão do governo.

Minha postura sempre foi pautada na ética e moral e na educação que recebi de meus pais. Procurei dar o meu melhor, cumprindo com meu horário e saindo da secretaria muitas vezes depois de todos. Acredito que isso é uma grande perseguição, fato que não pretendo investigar, pois, embora haja o medo de perder o emprego numa época de pandemia com mulher e filhos para cuidar, pessoas que dependem de mim.

Não acreditei que isso pudesse acontecer comigo, por muito que já fiz e posso fazer, quando temos à frente uma eleição, na qual poderia ser muito útil. Então, continuarei confiando em meu Deus, que abre e fecha portas e continua sendo Deus, esse, passa décadas, milênios, eternidade e continua sendo Deus.

Meu agradecimento ao prefeito Mário Alexandre, aos secretários, superintendentes, diretores, chefes, colegas e todos que fizeram desse profissional um ser humano muito melhor.

Lucas França, jornalista, amigo.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também