Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Coronavírus: Carta aberta à população de Ilhéus e região

Situação preocupante do HRCC.
Situação preocupante do HRCC.

Hospital Regional Costa do Cacau, do Centro de Referência de Tratamento do Coronavírus, a covil de transmissão da infecção da região. Trabalhamos no Hospital Costa do Cacau e o que nós leva a escrever a carta denúncia, são os fatos que serão aqui relatados. Não nos foi fornecido EPIs adequados em número e qualidade, a imensa maioria trabalhava sem proteção alguma, só agora começaram a fornecer os materiais, após a imprensa e a população tomar conhecimento do descaso. 

Declarações do diretor do hospital, Almir Gonçalves, em uma rádio comunitária de Ilhéus, ele omitiu a verdade sobre o número de funcionários infectados no hospital, que de acordo com ele, são 56 casos de funcionários infectados, mas na verdade são 127 casos confirmados até o dia 28 de abril. As declarações do governador Rui Costa (PT) e do secretário estadual de Saúde, Fábio Vila Boas, visam desviar o foco das atenções, ao tentar imputar a nós, profissionais de saúde, o uso inadequado dos EPIs e que se contaminam em casa, faltando com respeito a todos os profissionais que estão na linha de frente dessa batalha. 

É lamentável, jamais poderiam transformar o Hospital de média e alta complexidade em Centro de Tratamento de uma doença infectocontagiosa, sem nenhum planejamento, sem treinamento daqueles que trabalham com esforço e lealdade, a porta de entrada para pacientes que deveria ser específica, é a mesma usada por todos que lá buscam atendimento, um verdadeiro atentado aos princípios da vigilância sanitária. 

Em Salvador, agiram com prudência, isolaram os pacientes em centros específicos de tratamento da Covid-19, a exemplo do Hospital Couto Maia e da reabertura do Hospital Espanhol, sendo que Ilhéus é totalmente inverso, deveria criar um centro só para pacientes de coronavírus, com direito a leitos com respiradores, contudo, tiveram a oportunidade de reabrir o hospital São Lucas, em Itabuna mas não o fizeram, infelizmente. 

As declarações do governador Rui Costa e o secretário Fábio Villas Boas e do diretor do hospital, tem por objetivo desviar o foco das atenções da gravidade do problema que eles criaram, a responsabilidade é deles. Estão querendo transferir a responsabilidade para nós, profissionais da saúde e para população de Ilhéus, pelo aumento do número de infectados, quando o grande vetor e centro de contaminação já comprovado é o Hospital Costa do Cacau. 

De um total de 128 pacientes infectados em Ilhéus até o último dia 28 de abril, pasmem, 127 trabalham no próprio Hospital e se contaminaram nos dias de plantões. Sabemos que esses números vão aumentar, quando realizar os testes em todos os profissionais. Muitos pacientes que foram em busca de atendimento por outros problemas, se contaminaram no próprio hospital, pois a porta de entrada do vírus é a sala de espera, quando a mesma devia ser isolada com segurança, a fim de proteger a todos. Precisamos dos nossos empregos para sobreviver, estamos diante de uma patologia desconhecida, que precisa ser tratada com seriedade e não com truculência, bravatas e ameaças, pois milhares de vidas estão em jogo. 

Quando há insensatez, falta de responsabilidade e planejamento transcende a razão.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também