Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Câmara de Ilhéus homenageou mulheres em sessão especial

Mulheres homenageadas pelos vereadores.
Mulheres homenageadas pelos vereadores.

Para celebrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, Câmara de Ilhéus realizou uma sessão em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na terça-feira (10) no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

Mulheres que se destacam em vários segmentos da sociedade foram homenageadas no evento. Artistas, advogadas, médicas, psicólogas, professoras, donas de casas, líderes de bairros, representantes de associações, ativistas pelos direitos das mulheres, empresárias, veterinárias, representantes de partidos políticos, membros de organizações não governamentais, religiosas e muitas outras.

Diversos assuntos foram debatidos como a presença da mulher na política, diferença salarial, assédio moral e sexual, violência contra a mulher, feminicídio, saúde, tripla jornada, direitos, participação feminina em todos os espaços, entre outros.

A psicóloga da Defensoria Pública de Ilhéus, Marisa Batista, afirmou em sua palestra que “A desigualdade entre homens e mulheres ainda é gritante. Quando uma mulher quando ocupa um cargo alto, ouve piada, pois sua condição de mulher já é vista como inferior”.  Segundo ela, “A Frente Parlamentar desta Casa é uma ferramenta potente de empoderamento feminino e faz com que a nossa pauta cresça, não para afrontar, mas para trazer reflexão e mostrar que as mulheres devem ocupar vários espaços na sociedade”.

O presidente da Câmara de Ilhéus, César Porto, parabenizou as mulheres participantes do evento e homenageou todas, em especial as servidoras da Casa Legislativa pelos serviços e trabalhos prestados.

Frente Parlamentar

A Câmara de Ilhéus conta hoje com a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas para as Mulheres e pelo Enfrentamento à Violência Doméstica. A Frente propõe garantir um espaço de debate sobre as políticas públicas que envolvam as mulheres. Durante o ano de 2019 muitos assuntos relacionados à mulher como segurança pública, assédio, oportunidades de emprego e valorização da mulher foram pautas das discussões do grupo.

A frente conta com o vereador Makrisi Angeli como presidente, Pastor Matos como vice-presidente e Ivo Evangelista como secretário e foi criada pelo Decreto Legislativo nº 001/2018. Com o trabalho realizado pela Frente Parlamentar, o Conselho da Mulher está sendo reativado no município.

“A sessão especial teve o papel de reforçar a participação da mulher na política e nos espaços de decisão e lembrar a todos que lugar de mulher é onde ela quiser”, ressaltou o vereador Makrisi.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também