Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Embasa esclarece esgoto a céu aberto no Nelson Costa

Água de esgoto invadindo as residências.
Água de esgoto invadindo as residências.

Em atenção à matéria “Alô, Embasa! Moradores do Nelson Costa reclamam de esgoto transbordando”, veiculada dia 21 de fevereiro, a Embasa informa que trata adequadamente os casos de extravasamento de esgoto, cujos prazos de atendimento são definidos pelo ente regulador (Agersa). Ao longo do mês de fevereiro, apenas uma ocorrência foi registrada nos canais de atendimento da empresa, no logradouro mencionado.

Extravasamentos de esgoto após a ocorrência de chuvas são motivados pela deficiência no escoamento das águas pluviais; ou pela abertura indevida, feita por populares, das tampas dos poços de visita da Embasa para afastamento das chuvas. Como a rede coletora de esgotos é dimensionada para receber apenas as águas servidas dos imóveis, os grandes volumes de chuva, somados a lixo, terra e outros sedimentos, acabam impedindo o funcionamento adequado da rede coletora e provocam o extravasamento dessa água de chuva com esgoto em via pública.

Para uma solução definitiva do problema, é necessário que o local disponha de rede de drenagem de águas pluviais em bom funcionamento. A responsabilidade pela operação e manutenção desses equipamentos é da prefeitura. A população também precisa fazer sua parte: não deve jogar lixo na rua, que acaba entupindo os bueiros e bocas de lobo; tampouco abrir os poços de visita da Embasa para escoar as águas pluviais e outros dejetos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também