Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Tudo pronto para a Festa de Iemanjá na Litorânea Norte, no Malhado

Festa para a Rainha das águas.
Festa para a Rainha das águas.

Acontece no próximo domingo, dia 2 de fevereiro, a tradicional festa em homenagem a Iemanjá. A manifestação cultural acontece já há 32 anos em Ilhéus, com a liderança de Pai Toninho, do Terreiro Ile Axé Ballomi, e conta com a presença de integrantes de vários terreiros da cidade, como da Mãe Cíntia de Oya e Terreiro Sultão das Matas com Mãe Carmosina.  

Os candomblecistas, turistas e devotos se reunirão na Pedra da Sereia, na Litorânea Norte, a partir das 09 horas, em um de momento de adoração e agradecimento à orixá que é considerada na cultura afro a senhora das águas e protetora dos pescadores.

De acordo com a organização, a festa desse ano tem como tema Luta e Resistência, e será aberta às 05 horas da manhã com alvorada festiva e, ao longo do dia, serão recebidos os presentes dos devotos, e às 14hs, ocorrerá a tão aguardada procissão marítima para entrega das oferendas à Rainha das Águas, ao som dos atabaques, baianas e chefes de terreiros de Ilhéus. Após a entrega dos presentes, será a vez da festa profana, com a participação de atrações locais, blocos afros e grupos de capoeira. 

A festa de Iemanjá contará com o apoio da prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, que dará suporte com toda a infraestrutura do evento, além da SUTRAM, que fará orientação e ordenamento do transito no local, polícia militar, guarda municipal e uma equipe de salva-vidas. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também