Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Ilhéus: Secretaria de Saúde leva saúde domiciliar a pacientes

Equipe multidisciplinar da saúde.
Equipe multidisciplinar da saúde.

Melhor em Casa é um programa criado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que tem alcançado bons resultados. Recém-lançado, a iniciativa visa promover um atendimento mais qualificado e cria uma dinâmica que favorece toda a população e alivia a rede de saúde. Na tarde da quarta-feira (11), na região do Parque Infantil, atendeu a pacientes com dificuldades de locomoção.

Além de proporcionar assistência ao paciente, o programa visa levar à família a possibilidade de acolhimento com o suporte de toda a equipe em ambiente familiar. Consiste ainda em levar um tratamento humanizado e consequentemente uma recuperação mais rápida, que é uma das metas do Governo Municipal. A equipe é formada por cardiologistas, enfermeiras, técnicas em enfermagem e fisioterapeutas.

Atendimento que chega – De segunda a sexta-feira, equipes multidisciplinares envolvidas no programa se dividem por toda cidade para atender ao extenso cronograma de necessidades de saúde. Nesse dia, o aposentado Eduardo Mendonça, de 75 anos, foi um dos atendidos pela iniciativa. Morador da localidade há anos, possui várias patologias e carrega um quadro crônico de artrose nas duas pernas.

Depois de dar seus primeiros passos após o atendimento, o aposentado relata sua emoção, após ter ficado por um longo período sem andar. “Por mais que eu agradeça ainda não será o suficiente por tudo o que essa equipe da Prefeitura tem feito por mim. Hoje, consigo andar e em breve, se Deus quiser, e com a ajuda dessas profissionais, estarei andando normalmente de novo”, disse confiante.

Ainda na zona norte, a equipe prestou atendimento ao paciente Ricardo Sena, de 26 anos. Após ter ingerido álcool, sofreu um acidente automobilístico em Vitória do Espírito Santo. Acometido de um poli trauma, esteve em coma por 30 dias. De alta, o Município foi acionado para conduzi-lo à cidade para tratamento. “Ricardo já consegue falar, sentar e verbalizar com mais precisão”, disse a coordenadora do Programa, Joziane Almeida.

Além da região norte da cidade, as equipes do Programa Melhor em Casa atuaram nas adjacências e ainda no bairro da Conquista e entorno.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também