Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Marcolino representa Ilhéus no Encontro Internacional do Movimento Negro

Marcolino representando Ilhéus no evento.
Marcolino representando Ilhéus no evento.

O jovem ilheense Marcolino Poeta participará do 1º Encontro Internacional da Coalizão Negra por Direitos, acontece nos dias 28 e 30 de novembro em São Paulo. Os palestrantes e participantes representam diversos países: Brasil, EUA, África do Sul, Colômbia e Equador.

No encerramento do mês da Consciência Negra, evento reúne lideranças do movimento negro do Brasil, EUA, Equador, Colômbia e África do Sul para discutir temas como genocídio da juventude negra, feminicídio, racismo religioso, educação, cultura, saúde, entre outros.

Articulada por mais de 100 organizações do movimento negro no Brasil, a Coalizão Negra por Direitos tem promovido, desde o início deste ano, ações conjuntas para influenciar o legislativo federal com objetivo de assegurar os direitos humanos da população negra no Brasil. 

Além das ações de incidência política nacional, a Coalizão tem articulado apoio internacional e denúncias em organismos de direitos humanos e fóruns internacionais. Ao longo do ano, foram realizadas importantes agendas de incidência nacional como audiências com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre. 

Marcolino Poeta, baiano ilheense, um dos participantes da Coalizão Negra por Direitos e um dos articuladores da juventude negra na Bahia, explica que a função da coalizão é “Nesse momento de avanço do fascismo, criar unidade no movimento negro brasileiro para que possamos incidir no processo político nacional. Nós jovens negros, maior alvo das violências no Brasil, estamos no caminho de atuar como protagonistas dos nossos próprios problemas e apresentar as nossas soluções, na medida que as organizações políticas brasileiras não representam as juventudes negras do país”.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também