Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Prefeitura de Ilhéus esclarece sobre manchas de oléo

Ilheenses atentos ao óleo.
Ilheenses atentos ao óleo.

A Prefeitura de Ilhéus esclarece à população que, em virtude do aparecimento de manchas de óleo na costa de vários municípios litorâneos do Nordeste no final de agosto, está monitorando, por meio de um Comitê Interinstitucional (secretarias municipais, Marinha, Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais, universidades, organizações da sociedade civil) em comunicação com um Comando Central em Salvador.

Segundo informações oficiais, trata-se de vazamento de petróleo cru, ainda de origem desconhecida, sem processamento, material que quando entra em contato com o calor e luz, libera substâncias poluentes e tóxicas, que podem provocar danos à saúde de pessoas, animais e plantas. Como medidas preventivas e de segurança, a Prefeitura Municipal orienta a população.

Se encontrar pedaços ou manchas do material na praia ou no mar, não deixe entrar em contato com a pele (mãos, pés). Evite manipular ou permanecer próximo às manchas. Faça fotos, vídeos e encaminhe à Marinha, Corpo de Bombeiros Militar, IBAMA, INEMA ou a Prefeitura Municipal, que irão destinar equipes ao local para confirmar o evento e tomar as devidas providências.

Se houver contato com o material, a orientação é lavar o local com água corrente e sabão, até remover o material da pele. Em caso de reação alérgica, ou ingestão incidental, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Se encontrar animal contaminado (vivo ou morto) não toque. Entre em contato imediatamente com o IBAMA para receber as instruções de acordo com a situação. Para dúvidas e informações relacionados a este evento entre em contato com um dos seguintes telefones:

Corpo de Bombeiros – 193

Defesa Civil – (73) 98178-2255

Vídeo:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também