Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

OAB de Ilhéus emite nota pública por conta de declaração do vereador Aldemir Almeida

Nota de repúdio da OAB Ilhéus.
Nota de repúdio da OAB Ilhéus.

Diante da manifestação do Vereador Aldemir Almeida, que se pronunciou de modo ofensivo na sessão da Câmara de Vereadores de Ilhéus, ocorrida em 20/08/2019, dizendo que a “OAB não serve para porra nenhuma, a não ser para defender bandido”, mas também considerando a retratação pública com reconhecimento de erro e pedido de desculpas protocolado na sede da instituição, a OAB/BA – Subseção Ilhéus vem a público emitir nota sob os seguintes termos.

A Ordem dos Advogados do Brasil não mantém qualquer vínculo funcional ou hierárquico com qualquer órgão, instância ou esfera da Administração Pública, sendo organizada para exercer, com exclusividade, a representação, assistência, seleção e disciplina de Advogado(a)s da nação. Sobretudo, trata-se de entidade que presta serviço público nobre, com missão de altíssima relevância, instituída com a finalidade de defender a Constituição da República Federativa do Brasil, preservar os fundamentos que sustentam o Estado Democrático de Direito, tutelar os direitos do homem e do cidadão, promover a Justiça e a pacificação social, resguardar a boa aplicação das normas que compõem o ordenamento jurídico, zelar pela rápida administração da Justiça e estimular o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas.

Muito embora seja sabidamente uma organização de natureza eminentemente privada, a OAB possui evidente singularidade em razão do relevante munus público desempenhado. A Ordem não representa só Advogado(a)s; a OAB representa a cidadania, servindo a brasileiro(a)s sem distinção de qualquer natureza, porque também se presta a assegurar a inviolabilidade do exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida com a solução pacífica das controvérsias.

Com base nessas premissas, a dialética conclusiva é a síntese proveniente da resposta a duas simples perguntas: a quem serve a OAB!? E para que serve a OAB!? Esta corporação de valorosos profissionais que honrosamente militam pela efetivação do Direito serve a todo(a)s indistintamente, serve ao povo, que é a origem e o fim de todo o poder constituinte e estatal. A voz da Advocacia é a voz da OAB, e a voz da ordem ecoa os interesses da sociedade no combate às injustiças e na luta por um Brasil em que prevaleça a observância de direitos, mas também deveres.

Partindo desses pressupostos, é louvável o reconhecimento de um erro com pedidos sinceros de desculpas. Contudo, frente à gravidade do quanto externando pelo edil na sede do Poder Legislativo Municipal, a OAB não poderia quedar-se silente. O pedido de desculpas é recebido com beneplácito, em evidente demonstração da qualidade de uma instituição que dispensa respeito em seus atos. Porém, ainda que muito bem-vindo o superveniente reconhecimento da importância histórica da OAB, também é demonstração desse mesmo respeito, além de força, a expressão clara de contrariedade ao conteúdo da afronta, com explicações acerca da serventia da entidade.

É indispensável a repreensão de qualquer conduta que macule a dignidade da Ordem, sem que disso se façam julgamentos personificados ou ataques pessoais, pois, reitera-se o interesse permanente de manter vínculos de cordialidade e diálogo com qualquer autoridade e instituição pública ou privada, em atenção ao bem maior da coletividade.

Diretoria da OAB/BA – Subseção de Ilhéus.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também