Secretária de saúde recebe certificado.

Secretária de saúde recebe certificado.

Graças ao trabalho dos funcionários da Saúde de Barro Preto – BA, desde recepção e agentes comunitários à equipe médica e de enfermagem  o nosso município foi contemplado com o prêmio Irmã Dulce, concedido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do estado da Bahia – COSEMS/BA, aos 36 melhores trabalhos da Bahia que foram apresentados na 16ª Mostra aqui tem SUS – 2019 durante o XXXV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, realizado em julho de 2019, em Brasília.

O trabalho apresentado pela Secretaria da Saúde do município trata-se da experiência com a implantação do sistema eletrônico de atendimento que foi instalado em 2017 e 2018 nas unidades de saúde da família do nosso município. O trabalho tem como título: O e-SUS AB como ferramenta potencializado da Atenção Básica do município de Barro Preto/BA, foi escolhido entre as 36 melhores experiências em saúde do estado da Bahia. A disputa envolveu 167 experiências de todos os municípios baianos.

A cidade de Barro Preto foi pioneira na implantação do e-SUS AB, que permitiu agilizar o agendamento das consultas nas unidades de saúde da família, agilizou o atendimento, otimizou o trabalho dos profissionais, organizou os serviços e diminuiu consideravelmente as filas nos postos de saúde. A autoria do trabalho é da enfermeira Maria Gerlane de Souto, que foi responsável pelo projeto de implantação do sistema no município e tem coautoria da enfermeira Sarah Ruas, nossa coordenadora de Atenção Básica que foi fundamental no apoio e mobilização para implantação deste sistema.

De acordo com a Secretária de Saúde Izabella Costa que recebeu o prêmio  em Salvador – BA , “esse prêmio é prova de que o município vem investindo na melhoria da saúde e do atendimento prestado a população Barropretense e que estamos no caminho certo”.

Segundo a prefeita Ana Paula, “com a implantação do sistema do Prontuário Eletrônico e-SUS/AB, foi possível informatizar as unidades de saúde tornando o atendimento mais rápido e eficaz.”

Esse sistema permite o acompanhamento dos usuários, a organização dos serviços, a agilidade nas informações, o compartilhamento dos dados dos usuários com as demais Equipes de Saúde da Família, a gestão da agenda dos profissionais e o controle de imunização além da economia de papéis. Foram investidos mais de 200 mil reais e ainda sabemos que podemos melhorar.

Esse prêmio é uma amostra do excelente trabalho de nossos Funcionários da Rede Municipal de Saúde, um mérito que os  impulsiona ainda mais para fazer sempre o melhor pelos nossos munícipes e prova que esse é um governo que cuida de nossa gente.

Qualidade de vida se completa com qualidade de gestão. Prefeita Ana Paula, vice prefeito Mariano Macedo. Governo cuidando da nossa gente.