Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Barro Preto: Funcionários da saúde tem trabalho reconhecido através do Premio Irmã Dulce

Secretária de saúde recebe certificado.
Secretária de saúde recebe certificado.

Graças ao trabalho dos funcionários da Saúde de Barro Preto – BA, desde recepção e agentes comunitários à equipe médica e de enfermagem  o nosso município foi contemplado com o prêmio Irmã Dulce, concedido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do estado da Bahia – COSEMS/BA, aos 36 melhores trabalhos da Bahia que foram apresentados na 16ª Mostra aqui tem SUS – 2019 durante o XXXV Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, realizado em julho de 2019, em Brasília.

O trabalho apresentado pela Secretaria da Saúde do município trata-se da experiência com a implantação do sistema eletrônico de atendimento que foi instalado em 2017 e 2018 nas unidades de saúde da família do nosso município. O trabalho tem como título: O e-SUS AB como ferramenta potencializado da Atenção Básica do município de Barro Preto/BA, foi escolhido entre as 36 melhores experiências em saúde do estado da Bahia. A disputa envolveu 167 experiências de todos os municípios baianos.

A cidade de Barro Preto foi pioneira na implantação do e-SUS AB, que permitiu agilizar o agendamento das consultas nas unidades de saúde da família, agilizou o atendimento, otimizou o trabalho dos profissionais, organizou os serviços e diminuiu consideravelmente as filas nos postos de saúde. A autoria do trabalho é da enfermeira Maria Gerlane de Souto, que foi responsável pelo projeto de implantação do sistema no município e tem coautoria da enfermeira Sarah Ruas, nossa coordenadora de Atenção Básica que foi fundamental no apoio e mobilização para implantação deste sistema.

De acordo com a Secretária de Saúde Izabella Costa que recebeu o prêmio  em Salvador – BA , “esse prêmio é prova de que o município vem investindo na melhoria da saúde e do atendimento prestado a população Barropretense e que estamos no caminho certo”.

Segundo a prefeita Ana Paula, “com a implantação do sistema do Prontuário Eletrônico e-SUS/AB, foi possível informatizar as unidades de saúde tornando o atendimento mais rápido e eficaz.”

Esse sistema permite o acompanhamento dos usuários, a organização dos serviços, a agilidade nas informações, o compartilhamento dos dados dos usuários com as demais Equipes de Saúde da Família, a gestão da agenda dos profissionais e o controle de imunização além da economia de papéis. Foram investidos mais de 200 mil reais e ainda sabemos que podemos melhorar.

Esse prêmio é uma amostra do excelente trabalho de nossos Funcionários da Rede Municipal de Saúde, um mérito que os  impulsiona ainda mais para fazer sempre o melhor pelos nossos munícipes e prova que esse é um governo que cuida de nossa gente.

Qualidade de vida se completa com qualidade de gestão. Prefeita Ana Paula, vice prefeito Mariano Macedo. Governo cuidando da nossa gente.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também