Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Marão faz balanço positivo de viagem oficial nos Estados Unidos

Mário na mesa com os diretores do Banco Mundial.
Mário na mesa com os diretores do Banco Mundial.

No final do encontro que reuniu cidades brasileiras e estrangeiras para debater biodiversidade, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre afirma que conseguiu integrar temas importantes ligados ao planejamento urbano de forma mais efetiva e estratégica. Satisfeito com os resultados, Mário apresentou, em Washington, um conjunto de boas práticas que classificam Ilhéus como um município verde. O evento Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC) foi realizado de 8 a 10 de maio, na sede do Banco Mundial, nos Estados Unidos.

No encontro, especialistas de cidades brasileiras e estrangeiras participaram de diferentes grupos para trocar experiências e propostas em variadas perspectivas. “Os fóruns eram marcados por muitos debates. Nas mesas, os desafios, soluções e sugestões para a implementação de uma agenda verde para os próximos dez anos. Durante nossa apresentação, as atenções se voltaram para Ilhéus, e as propostas de manter nosso capital natural preservado ultrapassaram as expectativas”, destacou o prefeito.

Para o chefe do executivo ilheense, o encontrou nos Estados Unidos trouxe ganhos exponenciais para Ilhéus e a Bahia. “O governador Rui Costa assinou um memorando de entendimentos com a Forever Oceans, para instalação de empreendimento de maricultura na Bahia. A empresa norte-americana pretende investir U$ 60 milhões na criação de peixes na costa de Ilhéus, ou seja, serão gerados cem empregos diretos e quatrocentos empregos indiretos”, comemorou. 

Mário Alexandre salienta ainda que agendas como a GPS, priorizam a integração da biodiversidade e do capital natural no processo de planejamento urbano local. “Tudo isso incentiva a geração de benefícios econômicos e sociais. Ilhéus é uma cidade competitiva em vários aspectos. Possui ótimo índice de qualidade de vida e bem-estar e isso desperta o interesse de instituições como o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em apoiar projetos como o nosso”.

Apresentação – Para o evento, o município preparou uma apresentação falando sobre a história da antiga Capitania Hereditária, que se tornou vila e conhecida por ambientar os romances de Jorge Amado. No conteúdo, a cidade é conhecida como a capital do cacau e baseia-se, atualmente, na agricultura, turismo e indústrias. A estratégia contém ainda os investimentos que o município recebeu em infraestrutura, além do levantamento de todo o capital natural que endossa o lugar como um município verde.

Investimentos – Na apresentação, os planos de mobilidade urbana implantadas pela atual gestão dão direito de se deslocar pela cidade e acessar os diversos serviços que ela oferece. Destaques para os investimentos na Orla Sul; Hospital Regional Costa do Cacau; primeira ponte estaiada da Bahia; duplicação da BR-415, Rodovia Jorge Amado; Porto Sul e Fiol.

Com o Programa de Metas, o município de Ilhéus foi a terceira cidade do Brasil a ter a Lei do Plano de Metas como uma obrigatoriedade estabelecida em sua Lei Orgânica (art. 73, Emenda de Junho de 2008). O inventário arbóreo catalogou cerca de 5.131 árvores, com 326 espécies identificadas. Além disso, o plantio de mil mudas nativas em áreas urbanas coloca Ilhéus na rota das prioridades ambientais.

No bojo da potencialidade ambiental, a estratégia apresentou ainda o maior parque urbano do país de mata primária – Parque Natural Municipal da Boa Esperança, Parque Municipal marinho Pedra dos Ilhéus, Corredor Ecológico lagoa Encantada – Serra do Condurú; APA da Lagoa Encantada e Rio Almada; Parque Estadual Serra do Condurú; Reserva da Vida Silvestre de Una.

O Programa de Serviços Ambientais estima a construção de uma governança para a sustentabilidade. Mananciais da Bacia do Iguape que abastece hoje 70% do município. Por sua vez, o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).A cidade possui 53% de cobertura vegetal, 48% de cobertura da rede de esgoto com tratamento de 80%.

Outro ponto forte foi a apresentação do Plano Municipal de Recuperação da Mata Atlântica, que contempla o diagnóstico da situação atual da Mata Atlântica e seus ecossistemas associados do município de Ilhéus e indica ações prioritárias para a conservação e recuperação da vegetação nativa e da biodiversidade da Mata Atlântica no município.

Por fim, o apoio à Cooperativa de Catadores de material reciclável, com a inclusão social dos catadores de material reciclável tem de contar com o apoio de todas as esferas de governo para que possa realmente se efetivar a sua atividade. Atuação na promoção da reciclagem e destinação dos resíduos, permitindo o seu retorno à cadeia produtiva.

Com isso, Ilhéus pretende integrar as estratégias de biodiversidade no planejamento urbano e assegurar a operacionalização da preservação do capital natural. O município tem o desafio de quantificar sua biodiversidade, dentro da agenda do plano de Desenvolvimento Urbano Verde, a fim de se tornar uma cidade piloto apoiado pela Plataforma Global para Cidades Sustentáveis (GPSC). 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também