Marão com os seguidores da religião matrix africana.

Marão com os seguidores da religião matrix africana.

Líderes religiosas de matriz africana estão reunidas em Ilhéus neste fim de semana para o Encontro Mulheres de Axé, que acontece no Terreiro Sultão das Matas, de Mãe Carmosina, localizado na Avenida ACM, bairro Malhado. O prefeito Mário Alexandre participou da abertura do evento, na noite de sexta-feira (15), quando reafirmou seu apoio à luta das religiosas por respeito, igualdade, justiça e tolerância social.

Para o chefe do Executivo ilheense, o encontro valoriza a convivência harmoniosa entre os diferentes grupos religiosos e fortalece a importância deste segmento na formação da história brasileira. “As discussões vão além dos temas religiosos, pois essas mulheres pensam e influenciam as políticas públicas ligadas à saúde, educação, desenvolvimento social, econômico e ambiental. É uma honra muito grande para nós fazer parte deste momento tão valioso”, destacou o prefeito.

O encontro prossegue neste sábado (16), com palestras, rodas de conversa, exibição de vídeos e intervenções culturais. As atividades convergem em torno do tema “Terreiro, um Espaço Sagrado de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres”. Até o final do dia, serão debatidas questões atuais sobre intolerância religiosa, feminicídio e racismo institucional. A programação inclui também ritos religiosos e apresentações artísticas.