Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

6ª Semana Mãe Ilza Mukalê ocorre de 8 a 15 de março

Cultura em Ilhéus.
Cultura em Ilhéus.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher e ao aniversário de 85 anos de Mãe Ilza Mukalê, a Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, promove a 6ª Semana Mãe Ilza Mukalê, de 8 a 15 de março, em Ilhéus. As atividades serão realizadas no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, Memorial Unzó Tombenci e Espaço Cultural Dilazenze. 

Abrindo o evento, no dia 8, a partir das 19 horas, será realizada a entrega do Troféu Mãe Ilza Mukalê a dez mulheres e organizações não governamentais geridas por mulheres, que serão homenageadas pela matriarca do Terreiro de Matamba Tombenci Neto.  

Logo após a cerimônia, às 21 horas, o público vai poder conferir a última edição da temporada 2018/2019 do Otambí de Verão, com a Orquestra Gongombira e convidados, na Praça Dona Roxa, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto. 

Nos dias 11, 12, 14 e 15 serão realizadas visitas guiadas gratuitas ao Memorial Unzó Tombenci Neto. Escolas, faculdades, pesquisadores e comunidade em geral podem agendar as visitas gratuitas pelos contatos (73) 3633 – 3008/ 9 8809-3958. 

No dia 12, às 19 horas, no Terreiro de Matamba Tombenci Neto, serão realizadas duas oficinas gratuitas, de dança afro, com Neide Rodrigues e percussão, com Marinho Rodrigues. As inscrições serão realizadas presencialmente. 

O aniversário de 85 anos de Mãe Ilza Mukalê será celebrado no dia 13, às 19 horas, no Espaço Cultural Dilazenze, com show da Orquestra Gongombira e artistas convidados. A festa será reservada para amigos e família da matriarca. 

A semana e o troféu Mãe Ilza Mukalê 

O Troféu Mãe Ilza Mukalê é uma premiação realizada desde 2014, quando foi criada a Semana Mãe Ilza  Mukalê, com o objetivo de homenagear mulheres que tenham relevantes serviços prestados à sociedade, principalmente na região sul da Bahia. 

Dezenas de mulheres ligadas às artes, educação, cultura e movimentos sociais já receberam o troféu, como Arany Santana, atual secretária da Cultura da Bahia, Adélia Pinheiro, secretária da Tecnologia, Ciência e Inovação da Bahia e ex-reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Mãe Carmosina, líder umbandista do terreiro Sultão das Matas. 

A Semana Mãe Ilza Mukalê tem apoio da Gongombira Serviços Culturais, Rede Matamba, Dilazenze e do ateliê Awô Omi, do artista plástico soteropolitano Alessandro Teixeira que, mais uma vez, assina o design dos troféus. 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também