Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Barro Preto: unidade de saúde realiza palestra sobre hanseníase

Ação preventiva da Saúde de Barro Preto.
Ação preventiva da Saúde de Barro Preto.

No Combate e Conscientização à Hanseníase, a unidade de saúde posto Edson Clementino, em Barro Preto, está trabalhando a importância do diagnóstico precoce da doença por meio de palestras.  Nesta manhã de quarta-feira (06), a enfermeira Cristina Soares  está reforçando os cuidados que as pessoas precisam ter para evitar que a doença silenciosa evolua. A palestra está sendo realizado todos os dias na sala da espera que também é as principais características da doença.

“Escolhemos fazer na sala da espera para oportunizar os pacientes que estão esperando por uma consulta conhecer mais sobre os sintomas, a doença e o tratamento da hanseníase”, afirmou a Secretária de Saúde Isabella Costa.

Um dos primeiros efeitos da hanseníase, devido ao acometimento dos nervos, é a perda da sensação térmica, definida como a incapacidade de diferenciação entre o quente e o frio no local afetado. De acordo com a enfermeira, o diagnóstico e o tratamento são feitos nas próprias unidades básicas de saúde do município. O Programa de Hanseníase é descentralizado para as unidades, em todas elas temos médicos e enfermeiros capacitados para fazer os testes, diagnóstico e tratamento dos usuários com suspeita da doença. Em caso de dúvida é que é encaminhado para um dermatologista.

O tratamento é feito por poliquimioterapia (composto de medicamentos) e é disponibilizado pelo Ministério de Saúde (MS) de forma gratuita e apenas na rede pública de saúde. Dura em média de seis meses a dois anos, dependendo no nível da doença diagnosticado em cada paciente. Procurar um médico aos primeiros sinais da doença é fundamental para a indicação do melhor tratamento para cada caso.

ASCOM Prefeitura Municipal de Barro Preto.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também