site antigo fabio roberto
68 cipm




Emadilson de Jesus – professores que fazem a diferença

Professor e escritor Emadilson Santos.

Professor e escritor Emadilson Santos.

Graduado em Letras, pós-graduado em Ensino de Língua Espanhola “lato sensu” e também Escritor (Poeta membro do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni em Minas Gerais), com seis livros e dois artigos acadêmicos lançados pela Editora Clube de Autores S/A, o Professor Emadilson de Jesus Santos, da Rede Municipal de Ilhéus-BA desde 2017 (concursado), é um professor que faz a diferença nas escolas pelas quais passa (obtendo ótimas referências também na cidade de Itabuna de onde é natural e onde prestava serviços como professor da Rede Estadual de Ensino. Como um dos exemplos, o antigo Colégio Estadual Dona Amélia Amado, um dos melhores da cidade (hoje CIEI – Complexo Integrado de Educação de Itabuna – Campus Amélia Amado) . Lotado na Zona Rural do Município de Ilhéus, tem a atenção não voltada apenas para os conteúdos programáticos, assiduidade e competência. De visão socialista e ampla, preocupa-se também com a comunidade na qual a escola está inserida, ganhando a admiração e respeito dos alunos, pais e moradores em geral, sempre com ideias esclarecedoras a respeito dos direitos inatos os quais assistem o cidadão, contidos nos Direitos Humanos, Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), entre outros.

Já no primeiro ano em Ilhéus como docente (2017) na Comunidade de Carobeira, notou de que havia na escola, um bebedouro quebrado (faltavam filtros) desde a gestão municipal anterior, levando ao conhecimento da Direção da Escola (SEDE), a necessidade dos alunos em beber água de boa qualidade (Já que naquele local, não existe rede de água tratada), sendo atendido pela Direção da Escola e Secretaria de Educação (Seduc), após pedidos enfáticos nas reuniões pedagógicas.

Notando também a necessidade dos alunos e pais da comunidade, naquele mesmo ano, doou com dinheiro próprio, kits contendo, lápis com borracha, canetas vermelha e azul, para os alunos dos anos: 3º, 4º e 5º anos do Fundamental I. Nas reuniões com os pais e moradores, esclarecia sobre a importância daquele lugar na Economia do Município de Ilhéus, da relevância em recuperar a estrada, o chafariz, os pontos de ônibus e a reativação do posto de saúde da comunidade.

Professores fazendo o possível pela educação.

Professores fazendo o possível pela educação.

Na Comunidade de São José, da qual fez parte em 2018 (Escola Municipal Nossa Senhora das Neves), apresentou um projeto de Líder de Classe, no intuito de preparar os alunos para exercer a cidadania, esclarecendo-os dos direitos e deveres do cidadão, o valor democrático e a importância do sufrágio, além da seleção de 2 poesias (dois alunos) da escola onde trabalha, para o lançamento de uma antologia com estudantes (Poetas Juvenis), contendo poesias de vários alunos de toda a Região Cacaueira, em parceria com Adeildo Marques (Jornalista, Presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro Efetivo da Academia Grapiúna de Letras (Agral), em Itabuna. Em outro evento do qual falava sobre alimentação saudável, doou para a escola, um aparelho digital para aferir a pressão arterial.

Apresentou também na classe (5º ano), onde leciona , outros projetos, tais como: Olimpíada de Matemática, Recital de Poesia, transformação de garrafas pet em porta-joias e apresentação do Regimento Interno da escola da qual os alunos fazem parte (Regra do próprio Regimento Interno, observada e colocada em prática pelo professor). Na Semana da Consciência Negra, os alunos assistiram a um documentário no qual foi apresentado Zumbi dos Palmares (Um dos maiores construtores do Brasil). Após a assistência ao documentário, os alunos fizeram uma redação, expondo o que entenderam, sendo avaliados nos aspectos: Coerência e Coesão, pois o Professor Emadilson de Jesus Santos, preza sempre pelos tópicos da Interdisciplinaridade (como Geografia, por exemplo) e adequação da língua, observando também os pontos morfossintáticos. Na culminância do projeto, os alunos dele, expuseram um texto do qual falava da vida e frases célebres de Zumbi, além da apresentação da arte negra, como a capoeira, a musicalidade e o candomblé.

No evento chamado Cantata, no mês de dezembro, dirigiu uma peça teatral com os alunos dele, chamada: O nascimento de Jesus (colocando uma visão subliminar – mas que se tornou clara – de que Cristo não é aquele mostrado pelo Renascimento italiano). Também premiou com uma Menção Honrosa Póstuma, em placa de metal, oferecida pelo Clube do Poeta Sul da Bahia e o professor Emadilson de Jesus Santos, (dona Maria, a filha da aluna mais idosa da escola – Lídia da Silva Costa, que estudou até os 96 anos de idade). No mesmo evento, concedeu também um Certificado de Menção Horosa, à professora e diretora, Silmara Assunção de Santana (constando o nome do professor e o Clube do Poeta Sul da Bahia), fazendo alusão aos relevantes serviços prestados pela professora ao Município de Ilhéus. Na Cantata, houve a visita e participação (com uma declamação de poesia), de Adeildo Marques, jornalista, empresário, escritor, presidente do Clube do Poeta Sul da Bahia e Membro Efetivo da Academia Grapiúna de Letras – Agral ( Cadeira 08- Abel Pereira). Enfatiza ainda o professor, de que foi muito bem recebido pelo corpo docente da escola, sendo a equipe do EMNSN, muito competente e com ótimos projetos pedagógicos, agradecendo também a todos, por fazer parte da mesma escola.

7 respostas para “Emadilson de Jesus – professores que fazem a diferença”

  • Gilenilton Castro disse:

    Esse professor Emadilson é um mito, esse cara tem uma inteligência fora do comum, pode escrever o que eu estou dizendo,esse cara ainda vai ser motivo de muitos comentários positivos.

  • Bob Sat disse:

    Conheço muito esse cidadão de bem.Como professor no Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães, em Itabuna, marcou. Foi um dos melhores professores PST, que passaram por lá.Admirado pelo diretor Cláudio e todos os funcionários e alunos. No curso que ofercia aqui em Itabuna (Redação), sempre destinava vagas gratuitas em cada turma formada. Parab´ns, Emadilson! Que Jesus Abençoe você grandemente!

  • lucas oliveira disse:

    Professor Emadilson é uma referencia da educação grapiuna
    homem versado em varios assuntos um ativista social da mais alta qualidade. tem minha REVERENCIA pelo poder de atuaçao . abração ilustre Literata

  • Efigênia Oliveira disse:

    Parabéns, professor Emadilson! Fiquei emocionada lendo sobre sua dedicação à causa da educação. Não desista, apesar das intempéries, pois o Brasil precisa de professores assim.

  • Caro confrade, com imenso carinho que venho parabeniza-lo pela vida prestada a cultura e, a educação.
    Seu currículo é admirável que só os grandes poetas tem, faz jus ao seu nome, pois grande és em nosso meio.
    Reverencio com a admiração e a amizade que sempre obteve de minha pessoa.
    Saudações acadêmicas de nossa Minas Gerais.

    Leandro Campos Alves

    Membro da Academia Caxambuense de Letras- Cadeira 10
    Membro Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni
    Fundador da Delegacia da União Brasileira de Trovadores em Caxambu
    Membro Correspondente da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências, “A Palavra do Século 21”
    Membro da International Writers and Artists Association; IWA
    Autor do Maior Poema do Brasil – reconhecido oficialmente pelo livro dos recordes Brasileiros.

  • Romilton disse:

    Falar de Emadilson é como abrir um livro e perceber nele o doce encontro da poesia e da prosa como duas faces de uma mesma moeda…

Deixe seu comentário

anuncie whatsapp

ILHEUS TONELADAS DE LIXO SAO RECOLHIDOS NA OPERACAO CIDADE LIMPA

dezembro 2018
D S T Q Q S S
« nov   jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  




web