Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Hospital Regional Costa do Cacau completa um ano de funcionamento neste sábado

O ano do Costa do Cacau
O ano do Costa do Cacau

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, completa seu primeiro ano de funcionamento neste sábado (15). De acordo com os dados, neste período a unidade realizou mais de 180 mil procedimentos, dentre os quais 30 mil atendimentos e mais de 3.500 cirurgias em nove especialidades, destacando-se 1.422 em Ortopedia. Além de uma captação de múltiplos órgãos e 24 captações de córneas, 854 exames de cateterismo, 32 angioplastias, mais de 110 mil exames laboratoriais e 30 mil exames de imagem (raio-X, tomografia e ressonância magnética).

O hospital oferece atendimento à população em 13 especialidades: Clínica Médica Geral, Cardiologia, Saúde Mental, Neurologia, Ortopedia, Infectologia, Urologia, Nefrologia, Terapia Intensiva e Cirurgia Geral, Ortopédica, Neurológica e Vascular. O serviço de diálise implantado na Unidade de Terapia Intensiva reduziu a necessidade de transferências para outras unidades, atendendo exclusivamente os usuários em estado grave e que apresentam quadro de insuficiência renal.

“O funcionamento do Hospital Regional Costa do Cacau foi um dos compromissos assumidos pelo governo do Estado e apresenta um grande avanço para a região do sul da Bahia. Procedimentos que não eram realizados ou deixaram de ser realizados na região, por meio do hospital, estão sendo oferecidos de forma efetiva. Antes os pacientes aguardavam até seis meses para conseguir fazer uma cirurgia ortopédica. Agora, os pacientes fazem esses procedimentos em cerca de uma semana. É gratificante saber que através do serviço prestado quem ganha é a população”, comentou Hernani Vaz Krüger, diretor-geral da unidade.

O hospital iniciou as atividades com o Mutirão de Cirurgias, promovido pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), que realizou ao longo do ano mais de 900 cirurgias eletivas de colecistectomia, histerectomia e hérnia epigástrica, inguinal e umbilical. A unidade de saúde é pioneira em serviços de Cardiologia ofertados pelo SUS,realizando procedimentos de colocação de marca-passo; cardiodesfibrilador implantável, além dos serviços de hemodinâmica, como cateterismo, angioplastia e arteriografia.

“O Hospital Regional Costa do Cacau é um hospital de referência em urgência e tem dado suporte aos hospitais de menor porte e às secretarias de saúde dos municípios assistidos, promovendo o desafogamento das emergências dos hospitais de origem e, garantindo dessa forma, maior acesso aos serviços de saúde, com atendimento qualificado e humanizado”, enfatizou o diretor técnico do HRCC, Cláudio Moura Costa.

Localizado em Ilhéus, o HRCC também atende a outros 65 municípios da região sul da Bahia. O hospital, uma das maiores e mais modernas unidades de saúde da Rede Pública do Estado, conta com 225 leitos, 195 destinados a internação e cirúrgicos e outros 30 leitos exclusivos para Terapia Intensiva Adulto; ambulatório, centro cirúrgico, parque de bioimagem completo, com equipamentos de última geração, incluindo ressonância magnética e tomógrafo. Um quadro de 841 profissionais responde pelo atendimento na unidade de saúde. Desse total, 110 são médicos, 105 enfermeiros, 17 fisioterapeutas e 236 técnicos de enfermagem.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também