Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Campanha Dezembro Vermelho de Ilhéus ignora apoio das ONGs AIDS

Ilhéus entre as cidades que mais mata por AIDS.
Ilhéus entre as cidades que mais mata por AIDS.

Segundo Uiara Soub, coordenadora do CTA de Ilhéus (Centro de Testagem e Aconselhamento), o município promoveu no último sábado 01, o Dezembro Vermelho, evento alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, ocorrido na Praça Dom Eduardo, com o Slogan: Nenhum mal pode ser vencido sem a conscientização d. O Slogan é bonito no papel, porém às práticas são difíceis de acontecer, e o grande mal da AIDS, Sífilis e outras doenças sexualmente transmissíveis vem assolando e assombrando a população de Ilhéus, levando em consideração o aumento de números de casos de Sífilis e AIDS, de acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV/Aids.

A falta da efetivação de parcerias com as ONGs também é um agravo para que haja a tão sonhada descentralização das ações de prevenção. É utopia da Coordenadora dizer que as ações de palestras e a descentralização do teste rápido de AIDS, Sífilis e Hepatite Virais possam acontecer nos postos de saúde dos bairros do Iguape, Pontal, Nelson Costa, Hernani Sá e Ilhéus II. É difícil acreditar considerando as dificuldades dos postos de saúde de Ilhéus para esse atendimento específico.

Os postos são precários demais sem contar com a necessidade de ampliar profissionais de saúde na rede de postos de saúde (médico infectologista, assistente social e psicológico) para complementação do quadro para atender a população e o diagnóstico dos casos. É um fiasco total da coordenação de AIDS de Ilhéus aplicar testes rápidos de AIDS, Sífilis e Hepatites Virais sem os devidos acompanhamentos de profissionais de saúde competentes, sem contar com os riscos e promover pânico e angústias à população, nos casos reagentes positivos e nos testes rápidos aplicados nas redes dos postos de saúde de Ilhéus.

Ilhéus está carente de verdadeiras ações de prevenção da AIDS, Sífilis e Hepatite Virais não tem uma agenda de programação anual para fortalecer esse vínculo de cuidados e assistência da popularidade. A AIDS, sífilis e Hepatites Vitais é crescente em Ilhéus por um desgaste do CTA e o governo municipal, que até os dias de hoje nada tem feito de concreto nesta política de controle da AIDS em Ilhéus.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também