Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Marão deve enviar à Câmara Plano e Estatuto de Cargos e Salários dos servidores

Sinsep com Mário Alexandre.
Sinsep com Mário Alexandre.

Garantir mais tranquilidade e segurança para os servidores públicos municipais é o objetivo do Executivo quanto ao Plano de Cargos e Salários da categoria. Representantes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), entregaram ao prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, proposta elaborada há alguns anos, e que estava perdida, segundo eles, na terça-feira (2). Agora, o documento segue para revisão na Procuradoria Geral (Proger) e deve ser enviado, juntamente com o Estatuto de Cargos e Salários, para análise da Câmara Municipal.

O ato contou com a presença do presidente do Sinsep, Joaques Silva (Joca), procurador geral do Município, Jeferson Domingues Santos; secretário municipal de Governo, Gil Gomes, além de advogados e servidores municipais. Dependendo do tempo de revisão e apreciação do Legislativo, é possível que o plano de cargos e salários seja incorporado à administração municipal o mais breve possível. As medidas fazem parte da política de valorização dos funcionários públicos.

Na avaliação do prefeito, as atuais conquistas dos servidores municipais revelam a facilidade que as instituições representativas de classes têm em dialogar com a sua gestão. “Nenhum prefeito da história de Ilhéus tratou tão bem o servidor. O projeto vem sendo aguardado, ansiosamente, pelo funcionalismo público municipal desde o início da década de 1980. O Plano de Cargos e Salários nos ajuda a reorganizar a cidade, porque possibilita o equilíbrio interno e externo através das atribuições, deveres e responsabilidades de cada cargo”.

Sumiço – Joaques Silva (Joca) disse que o documento já foi protocolado junto à Proger e explicou a história do processo. “Na gestão anterior, a empresa Consultec foi contratada para elaborar o Plano de Cargos e Salários do Município. Antes disso, outra empresa foi contratada para fazer o diagnóstico, e partir daí foi construído o documento. Mas foi dado sumiço em todo material. Depois de anos de nossa luta, um servidor, que fez parte daquela gestão, se sensibilizou e resolveu entregar ao Sinsep, para que nós pudéssemos repassar para o Município”, relatou.

Com o plano em mãos, disse o presidente do Sinsepi, foi feita análise e revisão, antes de repassá-lo ao município. “Constatamos que a ferramenta é ideal para o servidor público de Ilhéus. O plano prevê o fim das adequações salariais que iriam onerar as contas públicas gerando prejuízo ao Município. A gestão anterior tinha interesse que esse documento não chegasse às mãos da atual gestão, mas entregamos realmente a quem é de direito, porque temos compromisso com a cidade e com os servidores municipais”, acrescentou Joca.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também