Fábio Roberto Notícias // Ilhéus . Bahia

Cidade acessível e Plano Municipal de Mobilidade foram debatidos no 1º dia da II Semana de Mobilidade de Ilhéus

Mobilidade urbana em discussão.
Mobilidade urbana em discussão.

Nesta terça-feira (18), primeiro dia da II Semana de Mobilidade de Ilhéus, foi discutido o tema cidade acessível e caminhável, no Plenário da Câmara de Vereadores. Abordagens como modelo 3C (compacto, coordenado e conectado), acessibilidade, impactos do transporte a pé, de bicicleta e com automóvel e a importância do Plano Municipal de Mobilidade permearam as discussões.

Promovido pelo projeto MobCidades, por meio do Instituto Nossa Ilhéus, o debate contou com a explanação de especialistas como a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Júlia Gouvêa; o arquiteto e presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável de Itabuna, Marcelo Augusto; e mediação do arquiteto e urbanista e vice-presidente do Rotary Club de Ilhéus, Ricardo Becker. 

Também foi apresentado o Mapa da Imobilidade, pela professora da UFSB, Peolla Paula Stein. Elaborado durante os workshops realizados em agosto com cinco associações de deficientes físicos de Ilhéus e estudantes da Universidade, sob coordenação da professora, o Mapa mostra as principais dificuldades de acessibilidade em Ilhéus e os pontos da cidade mais difíceis de acessar por deficientes físicos.

“Durante os workshops, perguntei qual era o maior sonho das pessoas e ouvi: ‘ir à praia’, ‘andar em um transporte público de qualidade’, ‘não precisar ferir meu corpo para ir ao trabalho’. O que parece simples para a maioria, não é para uma boa parte da população. E precisamos de empatia para resolver essas questões. Uma cidade com boa mobilidade para eles é uma cidade com boa mobilidade para todos”, disse a professora. À tarde, Peolla também teve um tempo de fala durante a sessão da Câmara de Vereadores para explicar a importância do Planejamento da Mobilidade Urbana.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Cometário


Leia Também